Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 11.07.19 - 11h57

Consulta pública quer levantar as demandas de quem circula pelo Bairro do Recife

Formulário online já está no ar e foi proposto por um comitê que reúne secretarias estaduais, municipais e o Porto Digital
 
Conhecido por ser o "segundo bairro dos recifenses", o Bairro do Recife recebe, nos sete dias da semana, um público diversificado: de segunda à sexta, suas ruas são tomadas por profissionais das empresas de tecnologia do Porto Digital, de bancos, serviços e de outros setores públicos, além dos visitantes que circulam pelos espaços históricos, museus temáticos e espaços culturais. Nos fins de semana, uma outra camada se sobrepõe, com as atividades esportivas e culturais ativadas pela Ciclofaixa de Turismo e Lazer e pelo Recife Antigo de Coração. 

Para entender melhor as demandas das milhares de pessoas que circulam e vivenciam o bairro, a Prefeitura do Recife lança nesta quinta (11) uma consulta pública, em parceria com a plataforma Colab, ferramenta de participação social. O questionário tem ênfase nos três principais usos do espaço público: trabalho, serviços e lazer. As perguntas foram elaboradas por um comitê que reúne secretarias estaduais, municipais e o Porto Digital. O objetivo dessa força tarefa é identificar as demandas apontadas pela pesquisa, e a partir do detalhamento desses dados, propor soluções inovadoras para problemas como segurança e mobilidade. 

Qualquer cidadão recifense poderá responder ao questionário, disponível tanto no aplicativo do Colab, como no site https://consultas.colab.re/bairrodorecife. A consulta estará disponível até o dia 10 de agosto. Após o levantamento de dados, o comitê trabalhará na análise das informações e deverá apresentar para a população soluções e encaminhamentos para a população durante o festival REC'n'Play, que ocorre entre os dias 02 e 05 de outubro no Bairro do Recife.

Os representantes da Prefeitura do Recife que fazem parte do comitê responsável pela consulta pública integram as seguintes secretarias: Planejamento e Gestão; Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; Turismo, Esportes e Lazer; Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos; Mobilidade e Controle Urbano; Segurança Urbana; além da Autarquia de Urbanização e da Diretoria Executiva de Controle Urbano. O Governo do Estado foi representado pela Secretaria de Defesa Social, por meio das polícias Civil, Militar e do Centro Integrado de Operações. O Porto Digital e os consultores do Colab representam a sociedade civil.