Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 18.07.19 - 10h47

Fim de semana com contação de histórias, oficinas, trilha ambiental e palestras no Jardim Botânico do Recife e Econúcleo Jaqueira

 

Durante o recesso escolar, quem estiver procurando diversão, conhecimento e, ainda, entrar em conexão com a natureza, a opção é conferir a programação da Ecoférias que está acontecendo no Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, e no Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte. Os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife estarão com atividades lúdicas e ecológicas para adultos e crianças, que vão desde oficinas, contação de história, até trilha ambiental. 

No sábado (20), o Econúcleo Jaqueira será palco da contação de histórias: João Jiló e o aratu Du Porto. A atividade, que acontece às 11h, vai envolver a garotada e trabalhar os temas referentes aos rios com muita diversão. À tarde, às 14h30, será uma boa oportunidade para quem quiser conhecer mais sobre hortas automatizadas usando os conceitos de robótica e de reciclagem. O objetivo é fomentar e estimular à ciência, tecnologia e meio ambiente de forma integrada para aprendizagem e produção de conhecimentos. A atividade terá como finalidade a exploração de controle de irrigação automatizada, reciclagem de resíduos, entre outros. No domingo (21), a pedida é conferir a prática Tesouro Mangue e Tal, às 15h. Os participantes farão uma trilha pelas árvores, em seguida vão participar de um caça ao tesouro, onde as pistas serão dadas pelos personagens da Turma Mangue e Tal. O objetivo da atividade é mostrar a importância das árvores para nosso planeta.

Para quem preferir curtir a Ecoférias no Jardim Botânico do Recife poderá participar da oficina de escrita criativa “Riso no Embalo do Rio”, no sábado (20), às 10h30. A prática será desenvolvida através da escrita, leitura, música e imagens, onde serão trabalhados os elementos da escrita e o exercício da sua prática, através da construção de textos, a partir de Riso, personagem da Turma Mangue e Tal, protetora dos recursos hídricos, rios e seus ecossistemas, da praia e do uso racional da água. Ainda no sábado (20) vai ocorrer a esquete teatral “Uma História de Amor” que promete encantar os pequenos espectadores. O espetáculo, protagonizado pelos arte-educadores da Turma Mangue e Tal Aldeline Silva e Pascoal Filizola, será iniciado através da pergunta “qual o sentimento mais nobre do ser humano? ” e a resposta será o combustível desta comédia romântica, que abordará os conceitos de amor e preservação da natureza através dos personagens Du porto, o aratu Hi-Tech e Morena, a garça azul. Produzida em homenagem ao Rio Capibaribe, a peça é gratuita e tem início às 15h. No domingo (21), às 14h, o visitante poderá participar da oficina de criação de brinquedos sustentáveis que tem por objetivo conscientizar os pequenos sobre a importância da reutilização de materiais e a reciclagem de lixo.

Para participar das atividades oferecidas pela Ecoférias, o participante deverá se inscrever na portaria dos equipamentos meia hora antes das atividades do turno da manhã e da tarde. É importante destacar que os responsáveis precisam acompanhar as crianças durante as práticas.

 

Confira a programação completa dos equipamentos ambientais:

Econúcleo do Parque da Jaqueira, Sábado (20)

09h às 09h30 - Inscrição

09h30 – Apresentação do espaço sustentável com João Jiló

10h – “ECOideias” oficina de vasos ecológicos (vasos com casca de coco verde)

11h - Contação de histórias: João Jiló e as histórias do Du porto

13h30 às 14h – Inscrição

14h –Apresentação do espaço sustentável com Dom, personagem da Turma Mangue e Tal

14h30 - Apresentação de horta automatizada usando conceitos da robótica, com

Placas de arduíno e microbit, garrafa pet, canudo, muda pequena, copo ou vasilha, servo motores (peça de robótica), tesoura e palito de picolé (atividade facilitada pela Escola Ctrl + PLAY)

16h10 - Contação de histórias: João Jiló e as histórias do Du porto

 

Domingo (21)

09h às 09h30 - Inscrição

09h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga

09h às 09h30 – Inscrição

10h – Apresentação do espaço sustentável com Maricota + oficina de Vermicompostagem

11h – Gincana Mangue e Tal

13h30 às 14h – Inscrição

14h –Apresentação do espaço sustentável com Dom da Turma Mangue e Tal

15h – Tesouro Mangue e Tal

16h – Dom e a Máquina do Tempo

 

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita



Jardim Botânico do Recife, Sábado (20)

09h às 09h30 – Inscrição 

09h30 – Caminhada Ecológica - na trilha da biodiversidade com Otto e o seu gato Ulisses)

10h30 – Contação de histórias: Vozes de um Rio com Origami”

10h30 às 12h - Oficina de escrita criativa “Riso no Embalo do Rio” – Auditório

13h às 13h30 – Inscrição 

13h30 – Trilha Cega

15h – Esquete teatral “Uma história de Amor”

 

Domingo (21)

09h às 09h30 – Inscrição 

09h30 – Caminhada Ecológica da Comadre Florzinha

10h30 – Conversa Ambiental “O Mundo dos Mosquitos” (doutorandos da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz)

11h30 – Contação de historias: A garrafa que sonhava ser brinquedo

13h às 13h30 – Inscrição 

13h30 – Historias Cantaroladas (repertório Capiba: Voltei Recife, Minha ciranda e Linda Flor da madrugada.

14h – Oficina de criação de brinquedos sustentáveis

15h – Contação de histórias: Vozes de um Rio com Origami”

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada gratuita