Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 22.07.19 - 15h00

Terça Negra celebra Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

img_alt

Programação feminina fará as honras no Pátio de São Pedro, nesta terça (23) (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)

 

No mês de homenagem e atenção às lutas das Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas, a Terça Negra oferece programação que destaca as mulheres. Nesta terça (23), a partir das 20h, sobem ao palco do Pátio de São Pedro o Coco Besouro Mangangá, Afoxé Oxum Pandá e Casas Populares da BR 232, que lança seu primeiro disco.

Devido às necessidades particulares nas lutas contra o machismo e toda uma gama de violências físicas e psicológicas, a cidade de São Domingos, República Dominicana, recebeu em 1992 o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas. A pedido das participantes, 25 de julho foi reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

No Brasil, desde 2004, a data também celebra a memória de Tereza de Benguela, rainha quilombola do século 18 - que liderou uma comunidade contra a escravidão durante 20 anos.

Abrindo as celebrações dessa Terça Negra feminina e feminista, o Coco Besouro Mangagá sobe ao palco do Pátio com esse ritmo que faz parte do seu nome. Às 21h, o Afoxé Oxum Pandá, grupo com mais de 20 anos de história, apresenta os sons contagiantes do ijexá.

 

Lançamento

Formado há 15 anos, o Casas Populares da BR 232 lança seu primeiro disco, permeado por cirandas, ijexás, sambas e cocos. "Negraíndia" tem direção da produtora, cantora e compositora Isaar. O álbum foi produzido com o Incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e também está disponível para audição nas principais plataformas digitais.

O trabalho traz uma mensagem de solidariedade e amor, com canções de protesto e liberdade, passeando pelas tradições musicais do Nordeste e Norte do Brasil, pensando ainda nas expressões musicais de Matriz Africana e indígena da América Latina. Além de shows em Pernambuco, Casas Populares da BR 232 vai se apresentar em João Pessoa, Brasília e São Paulo.

 

Orixá Oxum

Em julho também é homenageada a orixá Oxum, rainha das águas doces, do amor e da fertilidade. Ela simboliza riqueza, vaidade e poder feminino e está ligada sincreticamente à padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo. As entidades religiosas são símbolos fortemente cultuados no Estado. 

A Terça Negra acontece há 19 anos no Pátio de São Pedro como ação de representatividade e participação da população negra do Recife. O evento tem realização do MNU Movimento Negro Unificado-PE com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura, Secretaria de Cultura e Núcleo de Cultura Afro-Brasileira.

 

Serviço

Terça Negra

Homenagem ao dia das Mulheres Negras Latino-americanas e Caribenhas

Pátio de São Pedro - Bairro de Santo Antônio, centro do Recife

Entrada aberta ao público

 

20h - Coco Besouro Mangangá

21h – Afoxé Oxum Pandá

22h - Casas Populares da BR 232 (Lançamento de CD)