Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 24.07.19 - 10h35

Recife recebe 2ª edição do Festival R.U.A.

img_alt

Além das apresentações culturais, das manifestações artísticas e do incentivo à economia criativa, o R.U.A. vai levar uma roda gigante a um dos principais cartões postais da cidade: o Marco Zero. (Foto: Maurício Ferry/Arquivo Seturel)

 

O Festival que promove diversidade e arte urbana está de volta para a sua segunda edição, após o sucesso do ano passado. O Recife Urbana Arte (R.U.A.), realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), será neste domingo (28), por todo o Bairro do Recife. Serão atividades gratuitas para todos os gostos e idades, das 9h às 21h. Além das apresentações culturais, das manifestações artísticas e do incentivo à economia criativa, o R.U.A. vai levar uma roda gigante a um dos principais cartões postais da cidade: o Marco Zero.

Com 12 metros de altura e com capacidade para transportar 24 pessoas, a roda gigante estará localizada num ponto privilegiado do bairro, com um cenário composto pela Praça do Marco Zero, com o Parque de Esculturas ao fundo. Do alto do brinquedo, o participante poderá enxergar como as ruas que convergem na praça formam uma mão, curiosidade pouco conhecida pelos recifenses, e observar a valorização histórica do bairro. Apesar de compor o Festival R.U.A., o equipamento fica aberto ao público por oito dias, sendo desmontado no dia 5 de agosto. Não é necessário pagar para brincar, mas é solicitado que os interessados levem um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade.

O Festival RUA é um espaço para promover as várias linguagens de arte urbana, como dança, música, grafite, moda, artesanato, artes circenses, acrobacias e turismo criativo. O Bairro do Recife estará dividido em espaços. O Viva Marco Zero será um espaço para oficinas de pipa, apresentações infantis e dança popular. O grande destaque será a apresentação da Companhia de Dança Cais, comandada pelo bailarino Dielson Pessoa de Mello, com o espetáculo As Mulheres de Abelardo, uma homenagem à obra e vida do artista plástico Abelardo da Hora.

Direto da Bélgica, o DJ Anoebis, referência internacional de psy trance, comanda o espaço chamado de Portal Boikot, no cruzamento entre as ruas da Guia e Dona Maria César. No mesmo local também se apresentam a Rádio Libertadora, Furmiga DUB, Projeto SOMA, Slam das Minas, Reggae Pelo Reggae Sounds (com Memis Etiópia, Dj Bobe, Catarina Deejah e Ras Maikoll), MC Negrita e Dj Karla Gnom e o VJ Picles.

No espaço chamado de Semáforo!, na Avenida Rio Branco, terá a apresentação circense do Coletivo Família Malanarquista; oficina de lettering; passinho, a partir de uma parceria com a Secretaria Executiva de Juventude do Recife, com OZZ Malokas do Recife e Tiffany Bandim e Clara do Passinho; tribal fusion com Lammyr; beatbox com Faxa Beatbox; Edson Vogue; além do BMX Freestyle com o programa Recife Ativo, da Secretaria executiva de Esportes do Recife.

No Semáforo!, o espaço será livre para que qualquer pessoa exponha sua arte.  A Cultura Hip Hop será representada pelo II Frevo Flava Battle (mostra competitiva de danças urbanas), grupo de rap Marolas Crew e grafite sendo realizado ao vivo.

O Festival Bon Bini estará montado na Avenida Rio Branco, com a Rua do Bom Jesus. Serão 40 estandes de economia criativa, com espaço para moda, aromaterapia, produtos veganos, adoção de livros e muito mais.

Algumas apresentações serão volantes, como a apresentação do mágico Diogo Hunter, os palhaços do grupo Clownciência, a aromaterapia com Gabriela Sarasvati, a performance do artista Mun Há, pirofagia com a Tribo do Sol e o grupo de dança Lunaris. O video mapping interativo será na Galeria Flutuante, no início da Avenida Rio Branco, com o VJ Soma.

O Festival R.U.A. também terá espaço para a prática esportiva. No Mundo dos Esportes, na Avenida Marquês de Olinda, vai ter futebol de barrinha, parkour e aula voltada para pessoas idosas. No mesmo local também vai ter espaço para a criançada com brincadeiras antigas como corrida de saco, peteca, pula corda e outras brincadeiras lúdicas, promovidas pelo programa Recife Ativo.

Na Rua Dona Maria César estará acontecendo o festival de cervejas artesanais, todas pernambucanas. O espaço também terá ponto de venda dos EcoCopos – projeto encubado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, sucesso no último Carnaval;  além das barracas de Negra Linda, da Ilha de Deus, e Ceça, do Espetinho da Ceça, da Bomba do Hemetério.

A Praça Instalações será outro grande atrativo para a Avenida Rio Branco: brinquedos construídos em tonéis metálicos e materiais reutilizados, interativos e modernos. Ao lado deste ponto, teremos o Acrobacias, que trará uma reedição dos balanços de malha, que foram sucesso na primeira edição do festival, em 2018.

O Festival R.U.A. está na sua segunda edição e passou a integrar o calendário da cidade. Confira a programação completa AQUI.