Prefeitura do Recife promove homenagem às mulheres negras na VII Conferência Municipal da Mulher
Além de saudações à ancestralidade, a Secretaria da Mulher traz um debate sobre o panorama sociopolítico do país com Tânia Bacelar e Dayse Moura
No Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, celebrado no 25 de julho, a Secretaria da Mulher do Recife promove a VII Conferência da Mulher do Recife. A abertura do evento, no dia 25, será em homenagem às mulheres negras com uma alvorada comandada pelo Maracatu Baque Mulher, saudação à ancestralidade com Mãe Lúcia e o lançamento de peça audiovisual em homenagem à Joana Batista Ramos, a compositora do Hino do Clube Vassourinhas. A Conferência será de 25 a 27 de julho, com início às 18h, no Centro de Convenções.
Além da homenagem, o dia 25 também é marcado pela mesa solene de abertura. Com o mote "Em defesa da democracia, dos direitos e da participação social", o evento é voltado para fortalecer a participação sociopolítica das mulheres e atualizar a agenda de políticas públicas voltadas para o segmento. Ao todo, 140 delegadas eleitas nas diversas pré-conferências municipais participarão da atividade que elegerá representantes para a Conferência Estadual da Mulher.
Já no dia 26, quem abre os trabalhos é a poeta Bioni, do Slam das Minas. Após a leitura do regimento interno, haverá um painel sobre "racismo, sexismo e pobreza: velhas formas de opressão em tempos de democracia ferida e economia fragilizada", com a doutora em economia Tânia Bacelar e a doutora em educação Dayse Moura. Os grupos de trabalham começam às 13h30 e são divididos em seis temas, entre eles saúde, direitos reprodutivos, participação política e autonomia econômica.
O último dia de conferência, o sábado (27), tem a plenária final com a leitura e aprovação das propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual.
JOANA, SE ESTA MARCHA FOSSE MINHA - Uma peça audiovisual em comemoração ao Dia da Mulher Negra, Latinamericana e Caribenha, no formato de uma homenagem, a Joana Batista Ramos, será lançada no dia 25. As cantoras Isaar, Paz Brandão, Sue, Gabi da Pele Preta e a convidada especial, Amara Cristina, bisneta de Joana Batista Ramos, numa iniciativa colaborativa e integrada, vão saudar as mulheres e apresentar a letra original que Joana criou em 1909 para o Hino do Clube Vassourinhas, segundo o historiador Leonardo Dantas. Esta é a primeira vez que a letra original do Hino foi gravada só por mulheres.
PRÉ-CONFERÊNCIAS - Ao todo, foram realizadas oito pré-conferências entre os meses de junho e julho, em todas as regiões político-administrativas do Recife. Mais de 300 mulheres reuniram-se para debater políticas de gênero. Ao todo, foram eleitas 140 delegadas, sendo 104 de RPAs, 34 de entidades gerais e 2 mulheres trans eleitas na conferência livre.