Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 24.07.19 - 11h10

BALANÇO // CHUVAS 24/07/2019

A Defesa Civil do Recife informa que o acumulado de chuvas de mais de 241 mm nos últimos cinco dias equivale a 20 dias da média histórica do período, o que corresponde a 357 mm, de acordo com o Inmet. Além disso, uma forte chuva caiu na madrugada e na manhã desta quarta-feira, chegando a 102 mm em apenas seis horas, num quadro crítico de acumulado após cinco dias de chuvas. Com a chuva intensa em terrenos já encharcados, aumenta muito o risco de deslizamento, o que gerou a renovação do alerta para que a população das áreas de risco deixem suas casas.

Desde a última sexta-feira (19), a Defesa Civil do Recife emitiu cinco alertas de chuvas para que a população deixe as áreas de risco e procure abrigo, sendo o último deles emitido ás 17h04 de ontem. O alerta tem sido enviado para 31 mil famílias por SMS. Ao todo, também foram cobertos 11.852 pontos de risco com lona.

Foram registrados três óbitos na madrugada desta quarta-feira (24) na rua Ageu, no bairro de Passarinho, e no Córrego do Curió, em Dois Unidos. A Prefeitura, através da Secretaria de Defesa Civil, a Secretaria de Desenvolvimento Sociais e Direitos Humanos, a Secretaria de Saúde, o SAMU e a Guarda Municipal, está prestando toda a assistência às famílias atingidas. Além do atendimento em relação à saúde dos envolvidos, serão oferecidos abrigos e, em caso de óbitos, assistência através de auxílio-funeral. A Secretaria de Defesa Civil também está apurando as causas das ocorrências.

A Prefeitura do Recife colocou mais de 1.000 profissionais nas ruas da cidade para trabalhar no monitoramento dos casos e na mitigação dos efeitos da chuva. Deste total, 350 profissionais são da Defesa Civil.

A rede municipal de ensino voltou às aulas nesta quarta. Mas, em virtude das chuvas, 10% das escolas tiveram as aulas suspensas. O fornecimento da merenda foi normal e nenhuma ocorrência de vulto ocorreu. A cidade registrou oito quedas de árvores, cujos atendimentos para retirada estão em andamento.

DEFESA CIVIL – A Prefeitura do Recife vem emitindo, desde o final de semana, via celular, avisos para 31 mil moradores de áreas de risco cadastrados. Neste ano, a Defesa Civil já realizou 35 mil vistorias onde mapeou as áreas de risco da cidade. Atualmente, o órgão monitora 9.000 destes pontos e há 11.852 pontos cobertos com lona. Nas últimas 12h, foram registrados 36 chamados no 0800 da Secretaria de Defesa Civil, que mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

OPERAÇÃO INVERNO 2019 - Desde dezembro de 2018, a Prefeitura do Recife monitora e atua nas ruas e morros da cidade para minimizar os efeitos das chuvas, com um efetivo de mais de 6.100 profissionais. Para a Operação Inverno 2019, a cidade destinou R$ 81 milhões em recursos para diversas ações como contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, implantação de geomanta, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento, entre outras.

REDUÇÃO DE DESLIZAMENTOS - A Prefeitura informa ainda que registrou uma redução de 65,92% no número de deslizamentos entre 2013 e 2019 (até 14/06/2019), em comparação com os 7 anos anteriores, resultado do reforço ano a ano da Operação Inverno. Recife possui mais de 60% de seu território como sendo área de morro.

TRÂNSITO – Equipes formadas por 200 agentes e 140 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 149 câmeras de videomonitoramento. Foi registrado apenas um acidente de trânsito, sem vítimas.

DRENAGEM - Desde o início das chuvas, as equipes da Emlurb reforçaram as ações drenagem nas áreas mais baixas da capital com o objetivo de intensificar o escoamento das águas. Foram mobilizadas 145 pessoas para os trabalhos de drenagem, além de três caminhões equipados com jatos para a sucção da água. As equipes trabalham para desobstrução e limpeza de galerias e canaletas da rede de drenagem de diversas localidade, a exemplo das Avenidas Caxangá, Mascarenhas de Moraes e Conde da Boa Vista. Equipes também atuam na limpeza dos canais que cortam a cidade.