Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 26.07.19 - 11h03

A abertura da VII Conferência da Mulher do Recife é marcada por homenagens ao dia da mulher negra

img_alt

Diversas representações da sociedade civil e da rede de promoção dos direitos das mulheres participaram do evento (Foto: Cortesia)

 

A abertura da VII Conferência da Mulher do Recife foi marcada por uma homenagem às mulheres negras. O evento começou ontem (25), no Centro de convenções, e segue até o sábado (27). Quem recebeu as 140 delegadas que vão ajudar a construir as políticas públicas de gênero para os próximos anos foi o Maracatu Baque Mulher.  Mãe Lúcia de Oyá  saudou a todas as participantes com uma benção à ancestralidade.  A noite também foi marcada pela exibição da peça audiovisual do filme “Joana – se essa marcha fosse minha”, celebrando Joana Batista, a compositora do frevo Hino de Vassourinhas. A VII Conferência é promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, e pelo Conselho municipal da Mulher.

A mesa de abertura reuniu diversas representações femininas do movimento social e da rede de promoção dos direitos das mulheres. A secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa, abriu a solenidade comentando sobre o momento político que o país atravessa e da importância de se realizar uma conferência. “Com o tema que escolhemos para falar da democracia, participação social entendemos que a cidade é o lugar da luta e é dentro dela que os laços e as lutas se constroem”. As conselheiras Nadilene Ribeiro, Niedja Guimarães, Eleonora Costa e Maria do Carmo também apresentaram o contexto nacional e lembraram da importância do evento para a participação política feminina.

Quem esteve presente na solenidade foi a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos. “Os governadores do Nordeste tem demonstrado resistência. Hoje, nós vamos fazer o contraponto, não vamos aceitar qualquer tipo de retrocesso. As secretarias da Mulher do Recife e de Pernambuco se manterão firmes, com políticas de empoderamento e combate à violência de gênero”, comentou a vice.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, ressaltou o momento de desmonte dos direitos das mulheres e como o estado nordestino vem se firmando na contramão desses retrocessos. A gestora também lembrou que o Estado irá realizar a Conferência Estadual até o final deste ano.

Também participaram da mesa representantes de diversas pastas municipais, Tribunal de Justiça de Pernambuco, OAB, Instituto Cáritas, Amotrans, GTP+ e várias entidades que trabalham com a emancipação feminina e a luta pelos direitos humanos.

No final do evento, a neta de Joana Batista, Amara Cristina, recebeu uma placa de homenagem a Joana pelas mãos de Cida Pedrosa.

Com o mote "Em defesa da democracia, dos direitos e da participação social", o evento é voltado para fortalecer a participação sociopolítica das mulheres e atualizar a agenda de políticas públicas voltadas para o segmento. Ao todo, 140 delegadas eleitas nas diversas pré-conferências municipais participarão da atividade que elegerá representantes para a Conferência Estadual da Mulher. A conferência segue até sábado (27).

PROGRAMAÇÃO - Já no dia 26, quem abre os trabalhos é a poeta Bioni, do Slam das Minas. Após a leitura do regimento interno, haverá um painel sobre "racismo, sexismo e pobreza: velhas formas de opressão em tempos de democracia ferida e economia fragilizada", com a doutora em economia Tânia Bacelar e a doutora em educação Dayse Moura. Os grupos de trabalham começam às 13h30 e são divididos em seis temas, entre eles saúde, direitos reprodutivos, participação política e autonomia econômica.

O último dia de conferência, o sábado (27), tem a plenária final com a leitura e aprovação das propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual.

PRÉ-CONFERÊNCIAS - Ao todo, foram realizadas oito pré-conferências entre os meses de junho e julho, em todas as regiões político-administrativas do Recife. Mais de 300 mulheres reuniram-se para debater políticas de gênero. Ao todo, foram eleitas 140 delegadas, sendo 104 de RPAs, 34 de entidades gerais e 2 mulheres trans eleitas na conferência livre.

CONFERÊNCIAS LIVRES - Foram realizadas cinco conferências livres ao longo do mês de julho. Mulheres LBTs, em situação de rua, idosas e usuárias do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) elencaram suas propostas de ação.