Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 26.07.19 - 16h55

Frei Caneca transmite shows de Alceu e Cordel em Nova York

img_alt

Alceu Valança e Cordel do Fogo Encantado se apresentam no festival SummerStage (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Frei Caneca FM desembarca, neste sábado (27), no maior festival gratuito ao ar livre de Nova York, o SummerStage. A emissora transmite, ao vivo, os shows dos pernambucanos Cordel do Fogo Encantado e Alceu Valença, na 101.5 FM. Esta é a primeira vez que uma rádio pública brasileira faz a cobertura em tempo real do evento.

Ao longo da noite, o apresentador da Frei Caneca FM Patrick Torquato contará com participações especiais. O produtor de cinema Béco Dranoff e a apresentadora do programa Faro MPB, do Rio de Janeiro, Fabi Pereira, irão ao estúdio móvel, comentar sobre o festival e as apresentações do dia.

Além dos shows, o festival também fará um tributo à vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018. No dia 27 de julho, a política brasileira completaria 40 anos. O momento, organizado com apoio da Witness Organization, terá textos de Anielle Franco, irmã, e Monica Benício, mulher de Marielle, lidos pela atriz e jornalista brasileira Laila Garroni. Após a leitura, o grupo percussivo feminino Batalá irá rufar os tambores, em homenagem a Marielle, por aproximadamente 15 minutos.

Para ouvir a transmissão do SummerStage na Frei Caneca FM, sintonize na 101.5 FM, na Região Metropolitana do Recife, ou ouça pelo site www.freicanecafm.org, a partir das 19h.

SummerStage

O evento já foi palco da primeira apresentação internacional da banda pernambucana Chico Science & Nação Zumbi em 1994. O SummerStage NYC reúne artistas renomados e estrelas em ascensão de todo o mundo para os parques da cidade norte-americana, apresentando distintos gêneros como salsa, jazz e hip hop ao lado de indie, reggae, afrobeat, soul, dança moderna e muito mais. Este ano serão quase 100 apresentações gratuitas, de 200 artistas, espalhados em 17 parques dos arredores de Nova York.

Atualmente, integrado ao festival de verão nova-iorquino, acontece o Brasil Summerfest, que traz o melhor da cena musical brasileira. Já passaram pelo evento artistas como BaianaSystem, Tiê, Ava Rocha, Rodrigo Amarante e muito mais.

Sobre a rádio

A Frei Caneca FM é uma emissora pública, criada por meio da Lei Municipal 6511, aprovada em 1960, em uma iniciativa do vereador Liberato Costa Jr. Em 2011 a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu outorga para o funcionamento da rádio no canal 268/E, na frequência 101.5 FM para a cidade do Recife. A emissora, ligada à Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), começou a transmitir, em caráter experimental, com uma programação musical inovadora, em junho de 2016.