Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 27.07.19 - 12h12

No mutirão Recife em Ação, Geraldo autoriza início da requalificação da quadra poliesportiva do CSU da Mustardinha

img_alt

Moradores do bairro tiveram acesso a serviços de assistência social, saúde, educação e cidadania e receberam a notícia do início da requalificação do espaço de esportes e lazer (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O bairro da Mustardinha, na Zona Oeste do Recife, recebeu neste sábado (27) uma série de serviços integrados, que faz parte do mutirão Recife em Ação, promovido pela Prefeitura do Recife. O prefeito Geraldo Julio acompanhou as atividades, que beneficiaram mais de 2.500 pessoas da localidade, e aproveitou o encontro para anunciar a reforma da quadra poliesportiva. Os trabalhos no local vão iniciar na próxima semana e devem durar quatro meses. O investimento será de R$ 700 mil e a obra vai beneficiar os moradores do bairro e do entorno.

Na Escola Municipal Antônio de Brito Alves, o prefeito acompanhou os serviços executados pela gestão e conversou com moradores. “Esse mutirão é a Prefeitura do Recife chegando junto das pessoas e levando serviços de cidadania, como emissão de carteira de identidade, de saúde, com exames diversos, a exemplo da mamografia. A Emlurb também está na rua fazendo limpeza de galerias, troca de lâmpadas e limpeza do canal. A Mustardinha é uma localidade organizada, mas que precisa ainda necessita de muita ajuda”, afirmou o prefeito.

O mutirão reúne uma série de serviços de cidadania que são ofertados gratuitamente à população durante um dia inteiro. O projeto é voltado para ações sociais e atividades em áreas vulneráveis do Recife e, entre 2017 e 2018, a Prefeitura realizou mais de 50 em todas as microrregiões da cidade. Ao todo, foram oferecidas mais de 45 atividades de seis secretarias e órgãos nos mutirões.

Para quem trabalha fora a semana toda, o mutirão aos sábados é uma chance para cuidar da saúde e deixar a documentação em dia. É o caso da autônoma Nadjane Batista, 32 anos. Ela aproveitou para levar a mãe e a tia para fazer mamografia, tirar segunda via do registro de nascimento e fazer os exames rápidos de saúde. “É muito importante no bairro, porque temos essa carência por saúde e, muitas vezes, é muito demorado para fazer alguns exames. Então, aproveitamos”, contou.

Karla Vanessa, 30 anos, trabalha em restaurante a semana toda e só tinha o sábado para atualizar os documentos. “A gente não tem muito tempo para conseguir agendar e tirar a segunda via dos documentos, então é uma coisa boa ter aqui no bairro, de graça. Aproveitei minha folga e vim fazer o RG e a carteira de trabalho”, afirmou.

O mutirão também contou com o reforço na limpeza da área.  Ao todo, 60 profissionais da Emlurb executaram varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. A expectativa para este sábado é de que sejam coletadas aproximadamente 30 toneladas de resíduos e o custo estimado dessa ação é de R$ 15 mil.

Na saúde, foram ofertados diversos serviços para a população, entre eles confecção do Cartão do SUS, testagem rápida para HIV e sífilis, orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), coqueluche e influenza, distribuição de preservativos e aplicação de vacinas.

Foram disponibilizadas 20 vagas para as mulheres que precisavam de exame preventivo ginecológico (citologia) e 40 vagas para mamografia no caminhão do mamógrafo móvel da PCR. Os resultados ficam prontos em até 20 dias na Unidade de Saúde da Família da Mustardinha.

Na Escola Municipal Padre Anchieta, a Secretaria de Direitos dos Animais (SEDA) também disponibilizou serviços gratuitos para cães e gatos, a exemplo de consultas clínicas e vacinação antirrábica. Os veterinários forneceram orientações sobre os cuidados com os bichos, direitos e deveres dos tutores dos animais.

Os participantes do mutirão também puderam fazer avaliação física com profissionais do Programa Academia da Cidade e também tiveram acesso a orientações nutricionais e sucos funcionais.

Para conscientizar os participantes, Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) passaram orientações para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador de arboviroses (dengue, chikungunya e zika). Outros Asaces saíram a campo, durante o fim de semana, para identificar e tratar focos do vetor.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos participou do mutirão com o Expresso Recife. Foram distribuídas senhas para emissão de 150 RGs, certidões de nascimento, casamento e óbito.