Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 29.07.19 - 17h48

Estudantes da rede municipal de ensino têm até quarta (31) para se inscrever nos Jogos Escolares Inclusivos do Recife

A competição começa no dia 22 de agosto e é destinada a alunos de 9 a 17 anos.

Os estudante da rede municipal de ensino tem até quarta-feira (31)para se inscrever nos Jogos Escolares Inclusivos do Recife. As inscrições podem ser feitas pelo site esportes.recife.pe.gov.br. O campeonato é realizado pela Prefeitura do Recife, numa parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e de Educação, e deverá reunir cerca de 1,4 mil estudantes com idade entre 9 e 17 anos, matriculados nas 36 escolas da rede municipal de ensino que têm turmas de Anos Finais. Cada unidade de ensino precisa se cadastrar no sistema para, em seguida, inscrever as equipes.

Os Jogos Escolares Inclusivos do Recife 2019 acontecerão entre os dias 22 de agosto e 30 de novembro. Os campeões terão direito ao Bolsa Atleta Recife, iniciativa da Prefeitura que vai distribuir remuneração mensal de R$ 300 para os atletas que conquistarem medalha de ouro na competição. A competição municipal funciona como etapa classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), outra via de acesso ao Bolsa Atleta Recife,  que remunera os campeões estaduais com R$ 400 por mês. Por sua vez, os destaques dos JEPs ganham acesso aos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

A competição municipal terá dez modalidades: futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo, natação, badminton, luta olímpica e xadrez. A inclusão de atletas com deficiência está garantida, com as disputas de vôlei sentado, paratletismo, xadrez paralímpico e natação paralímpica. “Resgatamos os Jogos Escolares a partir de 2017 e a competição tem crescido muito. Este ano, esperamos bater o recorde de participação. É importante lembrar que, dos 87 aprovados no primeiro ano do Bolsa Atleta Recife, 85 conquistaram o benefício a partir dos Jogos”, destaca a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.

Em 2018, a rede municipal de ensino do Recife teve um campeão na luta olímpica nos JEPs, além de duas equipes de handebol mirim entre os 10 melhores classificados. O atleta da luta olímpica se classificou também para os Jogos Escolares da Juventude. Já em 2017, o Recife teve 10 estudantes nos três primeiros lugares nas modalidades individuais dos JEPs e classificou três equipes para as modalidades coletivas, todas a partir da participação na etapa municipal dos Jogos Escolares.