Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 02.08.19 - 20h22

Programa Chegando Junto forma 63 moradores de Santo Amaro para o mercado de trabalho

img_alt

Prefeito Geraldo Julio entregou, nesta sexta (2), os certificados e kits com os materiais para que os formados já possam começar a trabalhar nas suas áreas e gerar renda (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Mais 63 pessoas estão capacitadas para ingressar no mercado de trabalho. A turma faz parte dos cursos profissionalizantes do programa Chegando Junto, da Prefeitura do Recife. O prefeito Geraldo Julio entregou na tarde desta sexta-feira (2) os kits com materiais básicos e os certificados de conclusão para os participantes concluintes. Além de aprender uma atividade, os alunos já estão prontos para começar a trabalhar e empreender na área que estudaram com os materiais recebidos. Em três semanas a iniciativa já capacitou 147 pessoas. A próxima turma já será iniciada na próxima segunda-feira (5), na União dos Moradores da Vila Planalto, no Sancho.

“O Chegando Junto está se espalhando pela cidade. Hoje aqui na Ilha Santa Terezinha, em Santo Amaro, 63 pessoas estão profissionalizadas, tiveram curso do Chegando Junto e saíram daqui com kits pra trabalhar, como manicure, barbeiro, com artesanato, as pessoas já podem ter a sua renda. São várias ações, desde as Frentes de Trabalho. Estamos trabalhando para abrir o Restaurante Popular, o Abrigo Noturno. É o Chegando Junto encostando na vida das pessoas, que estão enfrentando essa crise brasileira com muita garra, muito esforço e muita dedicação”, disse o prefeito Geraldo Julio.

Os moradores de Santo Amaro foram capacitados para trabalhar e empreender nas áreas de manutenção de bicicleta, manicure e pedicure, além de corte de cabelo masculino e bijuteria artesanal. Os cursos contaram com 40 horas de aulas teóricas e práticas e orientações sobre empreendedorismo. Para participar dos minicursos, é preciso ter mais de 18 anos, ser beneficiário de programas sociais e morar na região atendida.

“Eu não trabalhava, dependia do meu esposo para tudo. Aprendi muita coisa que vai fazer com que eu possa ir atrás do meu dinheiro. Sou aposentada mas qualquer renda extra é muito bem vinda. Quero crescer como artesã e ajudar meu esposo em casa, além da minha família. Estou muito feliz em poder ter feito esse curso”, comentou animada Marli Trindade, de 62 anos, moradora de Santo Amaro, que foi a segunda comunidade a receber os minicursos do programa Chegando Junto, iniciado na Torre.

Nos kits, os alunos que fizeram o curso de manutenção de bicicleta receberam bomba de ar, espátulas para troca de pneu e conjunto de chaves. Já os profissionais de corte de cabelo estarão prontos para trabalhar, com tesoura, máquina, borrifador, navalha, caixa de lâmina e pente. Pra quem cursou manicure e pedicure, foi dado um kit com alicate, tesoura de unha, lixa de unha, palito, esmalte, base, afastador de dedo, acetona, toalha e algodão,  e quem optou pela área de bijuteria artesanal, ganhou chita, feltro, haste de brincos, argola, alicate, agulhas, linha, tecido e cola de silicone.

Assim que concluí o curso eu já comecei a trabalhar. Fui devagarzinho já avisando às amigas, fazendo clientes. Agora com o kit é que vou começar de verdade. Tenho filho, posso trabalhar em casa, atendendo as pessoas. Aprendi bastante e agora vou poder ganhar meu dinheiro”, falou animada Rita de Cássia Feliciano, de 38 anos, que fez o curso de manicure. 

O secretário do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife,  Antônio Júnior, fez um balanço de como vem sendo o programa. “Já estamos em três semanas do Programa Chegando Junto com 147 alunos qualificados. Para nós isso é extremamente gratificante, de ver que as pessoas podem entrar no mercado de trabalho, e estamos gerando oportunidade para as pessoas. Até dezembro queremos atingir cerca de 3 mil pessoas, e o programa ainda segue no ano que vem. Estamos investindo no cidadão recifense e dando oportunidade deles gerarem sua própria renda”, explicou o secretário.

CHEGANDO JUNTO - O programa promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Além dos minicursos profissionalizantes, já foram lançados os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (proporcionando locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais. 

Além disso, o programa Chegando Junto vai construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas.