Profissionais de Saúde participam de capacitação para atendimento às mulheres vítimas de violência
Mais de 800 profissionais da Secretaria de Saúde do Recife se reúnem, ao longo desta semana, no 1° Encontro da Saúde pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. A abertura foi nessa segunda-feira (5), no auditório do Banco Central, em Santo Amaro, onde cerca de 200 médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde receberam informações sobre como devem abordar às vítimas de violência que procuram os serviços de saúde da Prefeitura do Recife.
A equipe da Política de Atenção à Saúde da Mulher do Recife abordou conceitos de gênero, estatísticas sobre a violência contra a mulher, serviços de apoio e o papel do profissional de saúde neste contexto. “O enfrentamento da violência é muito complexo, por isso existe a necessidade dessa rede de apoio ao profissional da ponta”, afirmou Mariana Seabra, coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher do Recife.
A capacitação também incluiu informações sobre onde a mulher vítima de violência pode buscar ajuda, como o Centro Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos, no Hospital da Mulher do Recife, no Curado; e o Centro de Referência Clarice Lispector, na Boa Vista, e o Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago, em Brasília Teimosa. Além dos encontros, a Secretaria de Saúde do Recife também está criando um grupo de trabalho para discutir a violência contra a mulher.
PROGRAMAÇÃO:
Quarta-feira (07/08) - Profissionais do DS 7 - Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) - Av. Norte, n° 5.620, Casa Amarela - Ao lado da Escola Profissionalizante Dom Bosco
Quinta-feira (08/08) - DS 4 e DS 5 - Fiocruz - Campus da UFPE - Av. Prof. Moraes Rego, s/n - Cidade Universitária
Segunda-feira (12/08) - DS6 - Universo - Av. Mal. Mascarenhas de Morais, n° 2169, Imbiribeira
Terça-feira (13/08) - DS2 - Sest Senat - Av. Beberibe, n° 3620 - Porto da Madeira
Quarta-feira (14/08) - DS8 - Universo - Av. Mal. Mascarenhas de Morais, n° 2169, Imbiribeira