Conto fantástico como arma para seduzir jovens leitores
Uma iniciativa para a formação de jovens leitores durante um encontro que dura dois dias para promover uma imersão completa na leitura com uma programação cultural repleta e protagonizada pelos próprios participantes. Esse é o espírito do 2º Encontro de Leitura, Escrita e Recreação (LER), que vai reunir 1.500 jovens de 36 escolas de Anos Finais nos dias 8 e 9 de agosto no COMPAZ Ariano Suassuna (Av. Abdias de Carvalho), das 8h às 12h e 13h às 17h.
Na edição de 2019, o tema do LER será o conto fantástico e, para promover a aproximação entre os jovens leitores e os profissionais da escrita, o escritor Roberto Beltrão será responsável por conduzir uma roda de conversa com a plateia durante os dois dias. Em destaque, Beltrão irá apresentar aos jovens o universo do livro de sua organização “Histórias Medonhas d’o Recife Assombrado” (Editora Bagaço).
Durante os dois dias os jovens também irão poder realizar um verdadeiro intercâmbio cultural com as atividades protagonizadas pelos estudantes das 36 escolas de Anos Finais da Rede Municipal de Ensino. Assim, a garotada irá estrelar apresentações de forró, dança regional e passinho de cumbia, além de apresentação musical conduzida pelo maestro Marcos Galdino, responsável pelas Bandas e Fanfarras da rede.
A iniciativa também marca a culminância de um concurso literário que gira em torno no LER. Para a edição 2019, os estudantes foram convidados a participar do certame com a modalidade conto fantástico. No total, 700 estudantes disputam a premiação, que envolve a doação de livros, fones de ouvido e passeios culturais para os primeiros colocados. A análise do material foi realizada por estudantes de Letras da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e irá contemplar 12 alunos.
Serviço
2º Encontro de Leitura, Escrita e Recreação (LER)
8 e 9 de agosto
Local: COMPAZ Ariano Suassuna
Endereço: Av. Abdias de Carvalho
Horário: das 8h às 12h e 13h às 17h