Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 08.08.19 - 17h58

Cultura, empreendedorismo e lazer no fim de semana

img_alt

Fim de semana no Recife tem atividades no Paço do Frevo, museus, passeios e consciência ecológica. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

População da capital e visitantes têm diversas opções culturais, de lazer e cultura neste fim de semana. O Paço do Frevo oferece evento que apresenta agremiações bem sucedidas do Carnaval pernambucano. O Olha! Recife desta semana traz um passeio em homenagem ao paisagista Burle Marx, passando por algumas das praças projetadas ou influenciadas pelo artista, no próximo sábado (10). Já no domingo (11), uma caminhada vai mostrar a influência maçônica na história do Recife. Equipamentos ambientais da cidade oferecem ações de conscientização ecológica.

 

Eu Acho é Pouco, Macuca e Elefante no Paço do Frevo

O Projeto La Ursa: processo coletivo e colaborativo para a economia do frevo recebe, em seu segundo módulo, agremiações bem sucedidas do Carnaval pernambucano. Guilherme Calheiros, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife e membro do Eu Acho é Pouco; Rudá Rocha, produtor da Macuca; e Bruno Firmino e Célio Gouveia, diretores do Elefante de Olinda, são os convidados do encontro aberto ao público que acontece no Paço do Frevo, neste sábado (10), a partir das 14h. A ideia é dialogar sobre as experiências para manutenção e sustentabilidade econômica dos blocos.

A iniciativa de ação continuada do Paço do Frevo é voltada para toda e qualquer atividade cultural e econômica relativa à expressão do Frevo: música, dança, produção, agremiação, documentação, pesquisa, educação, artesanato, moda entre outras e visa trabalhar com interessados em desenvolver seus negócios ou em criar novas soluções para atuar com o frevo. 

Desta forma, haverá um segundo momento do evento, voltado aos interessados em integrar a turma iniciada desde o lançamento do projeto em julho, seguindo em diálogo com os convidados. O La Ursa conta a mentoria de André Lira, músico, empreendedor e consultor na área de negócios na economia criativa. As inscrições podem ser feitas online no link tinyurl.com/projetolaursa

 

Serviço:

Projeto La Ursa: Agremiações sustentáveis com Macuca, Eu Acho é Pouco e Elefante de Olinda
inscrições: tinyurl.com/projetolaursa
Paço do Frevo, dia 10 de agosto, a partir das 14h

Funcionamento Paço do Frevo
Horários: Terça (entrada gratuita) a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo, 14h às 18h (Última entrada até 30 minutos antes do encerramento das atividades do museu).
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife.
Informações: 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programacao

  

Sítio Trindade recebe serviços e atividades gratuitas neste sábado (10)

Das 9h às 12h, Projeto Ação Social, realizado pela Prefeitura do Recife, oferece diversos serviços gratuitos de saúde e beleza, além de práticas esportivas

O sábado (10) será de lazer, cuidados com a saúde e atividades físicas no Sítio Trindade. Das 9h às 12h, o Projeto Ação Social, realizado no último sábado de cada mês pela Prefeitura do Recife, vai oferecer atividades gratuitas para todos os públicos, de mamografias para mulheres de 50 a 69 anos a aula de zumba, corte de cabelo e limpeza de pele.

Entre os cuidados com a saúde, serão realizados ainda aferição de pressão avaliação antropométrica e orientação sobre atividades físicas, além de massoterapia, avaliação corporal de bioimpedância (para aferir o índice de gordura e de massa magra do corpo) e teste rápido de HIV, Sífilis e de hepatite B e C.

Outros serviços gratuitos oferecidos serão aulão de zumba, sessões de imposição de mãos por seguidores da arte mahikari, corte de cabelo unissex e limpeza de pele.

Completam a programação os serviços de coleta seletiva de óleo, brechó, cantinho da leitura, orientações sobre combate à violência contra a mulher e feirinha de orgânicos, às 5h da manhã.

Mais informações sobre a programação: (81) 3355-3410.

 

  

Museu celebra 120 anos do pernambucano Murillo La Greca

 Filho de um casal de imigrantes italianos, o pintor Murillo La Greca nasceu no dia 3 de agosto de 1899, na cidade de Palmares, região da Mata Sul de Pernambuco. Responsável por produzir obras importantes - a exemplo dos belos afrescos que ilustram a Basílica da Penha, no bairro de São José, no Recife -, ele também foi professor e um dos fundadores da Escola de Belas Artes de Pernambuco, que deu origem ao atual Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.

Para comemorar os 120 anos do artista pernambucano, o museu que leva o nome dele montou a exposição “O que não é desenho?". A mostra de longa duração é focada nos desenhos produzidos por La Greca, e reúne 50 peças pertencentes ao acervo geral, formado por 1400 desenhos.


Museu Murillo La Greca, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim

Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 09 às 12h e das 14 às 17h

Sábados: 15h às 18h

Agendamento de visitas pelo e-mail: educativommlg@gmail.com

Informações: (81) 3355.3126

@MurilloLaGreca (Instagram) ou Museu Murillo La Greca (Facebook).

 

Museu da Cidade do Recife oferece oficinas na Semana Burle Marx

O Museu da Cidade encerra a programação especial que celebra a Semana Burle Marx, organizada pela Prefeitura do Recife em homenagem ao mais famoso paisagista brasileiro que completaria 110 anos em 4 de agosto.

Neste sábado (10), às 15h, a garotada está convidada a participar da oficina de pintura “As Cores nos Jardins de Burle Marx”. A atividade terá dois momentos: no primeiro, o historiador do Museu, Sandro Vasconcelos, falará para as crianças, de forma didática, sobre a vida e o trabalho de Burle Marx. Em seguida, elas serão convidadas a pegar as tintas e pincelar pequenos quadros em homenagem ao legado do paisagista. 

A oficina é indicada para crianças a partir dos 7 anos, acompanhadas por pelo menos um responsável. Para participar, basta chegar ao Museu cerca de 30 minutos antes do início da oficina para receber a senha e o material.

 

Serviço

Oficina de pintura As Cores nos Jardins de Burle Marx”
Sábado (10/8), às 15h - aberta ao público 
Classificação para as duas atividades: a partir dos 7 anos.
Inscrições no local, com vagas limitadas. As senhas serão distribuídas 30 minutos antes da atividade.
Endereço: Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.
Visitação: de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 16h.
Entrada gratuita
Museu da Cidade do Recife – 3355-3108
www.museudacidadedorecife.org

  

Exposição "Adriana Varejão - Por uma retórica canibal" no MAMAM

O título da exposição faz referência ao vínculo da obra de Adriana Varejão com a tradição barroca. A retórica é uma estratégia recorrente do barroco, sendo um procedimento que busca a persuasão. Se o método rendeu obras e discursos suntuosos e exuberantes, a favor da narrativa cristã e do projeto de colonização europeu, a retórica canibal, ao contrário, se apresenta como um contraprograma, uma contracatequese, uma contraconquista. A mostra ficar em cartaz até o dia 8 de setembro, com visitação aberta e gratuita.

Adriana Varejão – Por uma retórica canibal

Visitação: Até 8 de setembro de 2019.

Terça a sexta, 12h às 18h. Sábados e domingos, 13h às 17h

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães / MAMAM

Rua da Aurora, 265. Informações: (81) 3355-6870

 

TURISMO E LAZER

 

Burle Marx e maçonaria são os temas do Olha! Recife

Neste sábado (10), o Olha! Recife de ônibus realizará um circuito por algumas das praças que foram projetadas pelo paisagista Burle Marx. O passeio vai levar os participantes para locais como a Praça de Casa Forte e Praça da República, saindo, às 14h, da Praça do Arsenal, que também foi projeto do artista. Este tour está dentro da programação da Semana Burle Marx e contará com a participação de arte educadores da Secretaria de Meio Ambiente e com alguns pesquisadores do laboratório da paisagem da Universidade Federal de Pernambuco.

O Circuito Maçônico será realizado no domingo (11), com saída da Praça do Arsenal, às 9h. O passeio será a pé, divulgando os resquícios da maçonaria na história pernambucana. Os participantes poderão perceber símbolos em fachadas de diversas estruturas da cidade, como na Praça da República, no antigo Liceu de Artes e Ofícios, na Rua da Penha, na Igreja de São José do Ribamar, na antiga Estação Central e na Casa da Cultura.

Os interessados podem garantir participação realizando a inscrição pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (9). Os passeios são gratuitos, mas é solicitada a doação de uma lata de sardinha ou de doce que serão doados a instituições de caridade.

SERVIÇO

Olha! Recife de ônibus

Tema: Circuito Burle Marx

Dia: 10/08

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)

 

Olha! Recife a pé

Tema: Circuito Maçônico

Dia: 11/08

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)

 

 

MEIO AMBIENTE

 

Festival de Capoeira, oficinas, trilha e contação de histórias nos econúcleos

Que tal tirar a folga deste final de semana para aprender a cultivar hortas e plantas medicinais; participar de caminhadas e contações de histórias e conferir o 3º Festival de Capoeira? A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), preparou uma programação, gratuita, bastante diversificada para todos os públicos que irá acontecer no Econúcleo Jaqueira, localizado na Zona Norte, e no Jardim Botânico, na Zona Oeste da cidade.

Para aqueles que jogam capoeira, desejam iniciar a prática ou apenas gostariam de conhecer mais sobre esta representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira, no sábado (10), no Econúcleo Jaqueira, acontecerá o 3º Festival de Capoeira, organizado pelo grupo Força da Capoeira. 

Confira a programação completa dos econúcleos - Veja mais detalhes clicando aqui. 

 

Sábado (10)

9h às 12h – Programação da Escola – Terceiro Festival de Capoeira Daycare Infantil

14h - Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal

14h30 - O Meio que se conta: contação de histórias: Jô e o segredo das árvores

15h - Pocket Show de Maricota: um show de minhoca

16h - Corpo e movimento poético: Oficina de expressão corporal

 

Domingo (11)

9h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Apresentação do espaço sustentável com Maricota + oficina de Vermicompostagem

11h – Oficina de Horta Caseira

14h – O Meio que se conta: contação de histórias “O Sapo e a Rosa”

15h – Oficina sensorial com plantas medicinais

16h – Histórias Cantaroladas.

 

Serviço

Econúcleo Jaqueira

Funcionamento: Quinta a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

 

Jardim Botânico do Recife

Sábado (10)

9h30 – Oficina de mudas: sementes do amanhã (bombinhas de sementes)

10h – O Meio que se conta: contação de histórias: a árvore generosa

11h – Cine Ambiental no Econúcleo

14h30 – O Meio que se conta: contação de histórias: Concretolandia

15h30 – Cine Ambiental no Econúcleo

 

Domingo (11)

9h – Caminhada Ecológica: Trilha Cega

10h – Corpo e movimento poético: oficina de expressão corporal

11h – ECOrdel: oficina de Cordel

13h – Caminhada Ecológica: sons e movimentos da mata

14h30 – Oficina de criação “Borboletando”

15h30 – Contação de histórias: Tisto