Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 09.08.19 - 14h55

Curso do Recife Bom de Bola forma mais de 60 novos profissionais para o futebol

img_alt

Com foco no estudo e aplicação das regras de futebol de campo, atividade preparou profissionais para atuarem como árbitros e delegados (Foto: Maurício Ferry/Seturel)

 

A Prefeitura do Recife concluiu, nesta quinta-feira (8), o curso de formação de árbitros e delegados para o Recife Bom de Bola, maior campeonato de várzea do mundo, que formou 63 novos árbitros e delegados para atuar profissionalmente no futebol. A entrega simbólica dos certificados de conclusão aconteceu na sede do Sport Club do Recife, na Ilha do Retiro. Pela primeira vez, o curso uniu aulas teóricas e práticas, atividades realizadas em ambiente virtual e encontros presenciais.

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça, prestigiou o encerramento das atividades. “O papel de vocês é fundamental para conduzir os jogos com seriedade e profissionalismo. O curso cria mais uma oportunidade profissional na vida de vocês. É mais um legado que o Recife Bom de Bola deixa para a sociedade”, afirmou. O campeonato deste ano começa neste sábado.

A aluna Josiane Jardim falou em nome da turma. “Foi muito gratificante participar do curso. A metodologia de ensino é ótima, assim como as atividades práticas que fizemos no campo do Bueirão. Já atuei como delegada na edição de 2018 e fui até homenageada”, declarou. Este ano, Josiane vai coordenar os delegados dos jogos. “Trocamos experiências, analisamos vídeos, tivemos atividades em campos de várzea. O Recife Bom de Bola é um projeto maravilhoso”, ressalta o presidente do Sindicato dos Árbitros de Pernambuco, Gleydson Leite, que ficou responsável pelas aulas presenciais.

A atividade foi coordenada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, numa parceria com a Unidade Virtual de Cursos à Distância da Secretaria de Educação (Unirec) e com o Sindicato dos Árbitros. Os alunos formados podem se credenciar junto à Prefeitura do Recife para exercer a função de árbitro comunitário, bem como ao sindicato para arbitrar jogos de futebol amador.

O foco do curso foi o estudo e aplicação das regras de futebol de campo. Complementando a formação, um estágio será realizado no próprio Recife Bom de Bola, em três jogos das categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Aberto Masculino. Além das aulas online e dos encontros presenciais, o curso incluiu também debates, palestras, trabalhos em grupo e aulas práticas em campo.

Os encontros presenciais ocorreram às quintas-feiras, no Sport Club do Recife, enquanto que as atividades virtuais aconteceram das sextas às quartas. O estudante acessava o ambiente virtual Moodle (plataforma online e gratuita de aprendizado à distância) para leitura do conteúdo, visualização dos vídeos e realização das atividades propostas.

TORNEIO - A abertura do Recife Bom de Bola deste ano acontece a partir das 14h do sábado (10), no campo do quartel do Derby, com a presença de representantes das mais de 600 equipes confirmadas na competição, além de autoridades municipais e estaduais. A programação do evento inclui desfile dos times, juramento do atleta e uma partida pela categoria Sub-15, entre os times do Náutico Ipsep x Projeto Sensação do Ibura.

O Recife Bom de Bola é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), e promove a inclusão social e a integração entre as comunidades do Recife através do esporte.