PCR prepara programação especial para o Dia de Combate à Poluição
Fiscais de poluição sonora conscientizam lojistas na Rua Santa Rita e no Pátio do Livramento nesta quarta, 14, - quando se celebra o Dia de Combate à Poluição - e arte-educadores realizam atividades nos Econúcleos
Para alertar a população a respeito dos riscos decorrentes da alteração do meio ambiente e da saúde da população, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), realiza blitz educativa em função do Dia do Combate à Poluição, celebrado em 14 de agosto. Nesta quarta-feira (14), fiscais e analistas ambientais da SMAS vão circular pela Rua Santa Rita e pelo Pátio do Livramento, a partir das 9h, orientando os lojistas sobre as leis que tratam da poluição ambiental – considerado crime ambiental, e os efeitos da poluição sonora. Além disso, ainda serão informados sobre o processo de legalização ou regularização para obtenção da licença ambiental sonora. Em 2018, houve 1.772 registros de poluição sonora no Recife, sendo os bairros Boa Viagem, Boa Vista e Água Fria os mais frequentes. De janeiro a maio de 2019, foram registrados 485 casos, com os bairros Boa Vista, Boa Viagem e Encruzilhada liderando as denúncias.
”A poluição afeta diretamente a vida da população e deve ser evitada para garantir a qualidade de vida da nossa geração e das futuras. Cada um pode fazer sua parte evitando jogar lixo em locais impróprios para descarte, respeitando os limites de decibéis permitidos e optando por soluções mais sustentáveis para o dia a dia”, ressalta o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.
O Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte, e o Jardim Botânico, Zona Oeste, entram no circuito do Dia de Combate à Poluição com atividades gratuitas nesta quinta (15) e sexta-feira (16) para escolas da rede de ensino pública e privada e durante o final de semana para o público em geral, integrando o tema em esquetes teatrais, cine ambiental, oficinas, caminhadas ecológicas e contações de histórias. Na quinta-feira, os artistas educadores recebem no Jardim Botânico 27 alunos do Colégio Ethos para vivências ambientais musicais, caça palavra ambiental com temática de poluição, oficina de percussão com garrafa PET e de brinquedos sustentáveis e a exibição do Cine Ambiental: refletindo sobre a poluição. Enquanto o Econúcleo Jaqueira será tomado por estudantes das escolas municipais Engenho do Meio e Darcy Ribeiro para curtirem trilhas ambientais, jogos digitais com temática de reciclagem, esquete teatral Dom e a Máquina do Tempo: Que lixo é esse? e o Cine Ambiental: refletindo sobre a poluição.
Na sexta-feira (16), a programação do Jardim Botânico contará com a participação dos estudantes do EREM Senador Vitorino Freire, de Arcoverde e o Colégio Motivo de Recife. A programação inicia às 9h com Caminhada ecológica: “Olhando e ouvindo o pulmão do mundo”, seguida por contações de histórias em cordel: “Não polua nosso mundo” e caminhada ecológica: “Um olhar sem poluição”. Cerca de 60 alunos da Escola Miguel Arraes terão um dia de muitos conhecimentos sobre o combate à poluição no Econúcleo Jaqueira, a partir das 9h, com contação de histórias com miniaturas “O Pequenino Grão de Areia”, histórias cantaroladas e trilha lúdica ambiental.
Já o final de semana também será de puro conhecimento nos equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife. No sábado (17), a equipe de arte-educadores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade recebe o público em geral para apresentar o Pocket Show de Maricota: “Um show de minhoca contra a poluição” às 10h e a esquete teatral Dom e a Máquina do Tempo: que lixo é esse, às 15h, no Econúcleo Jaqueira. Quem for ao Jardim Botânico terá a oportunidade de participar da Oficina de Xilogravura Sustentável: Isopor não é lixo, às 10h, e curtir o Caça Palavra Ambiental: Chega de poluição! às 14h30.
O domingo (18) também é dia de aproveitar o tempo livre para uma caminhada pela Mata Atlântica e aprender um pouco sobre as modificações que afetam diretamente a nossa qualidade de vida. Às 9h, os visitantes do Jardim Botânico do Recife serão convidados a andar de olhos vendados durante a Trilha Cega: Poluição sonora x Sons da Mata em uma verdadeira imersão pelo verde com atenções voltadas aos sons e ruídos ao redor. Às 10h será a vez da oficina Chega de lixo: como construir brinquedos com resíduos para estimular a criatividade e a conscientização dos resíduos que têm afetado o planeta. Já imaginou assistir a um filme no Jardim Botânico? Às 15h30 será exibido o Cine Ambiental: refletindo sobre a poluição com o intuito de desenvolver uma consciência ecológica em prol da cidade e do mundo em que vivemos. O domingo no Econúcleo Jaqueira também promete muita diversão com a contação da história O Meio que se conta: O Pequenino Grão de Areia, às 11h, que explora temas como poluição e a vida marinha. Às 14h, uma turma de fantoches apresenta todos os detalhes da estrutura do Econúcleo, construído nos preceitos da arquitetura sustentável. Nessa área, o terraço tem piso de madeira plástica, a estrutura coberta é em madeira certificada e a telha construída com base em garrafa PET reciclada. A decoração do equipamento cria um ambiente lúdico para envolver as crianças na temática ambiental.
Nas quintas e sextas, os dois equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife - Econúcleo Jaqueira e Jardim Botânico - recebem estudantes da rede de ensino pública e privada mediante agendamento pelo telefone 3355-5808 e, nos finais de semana, a programação é aberta ao público em geral com entrada gratuita. A proposta desenvolvida pela equipe de educação ambiental da SMAS é abordar temas que promovam a conscientização e responsabilidade ambiental através de atividades educativas dinâmicas e divertidas para todas as idades.
14 de agosto — Dia de Combate à Poluição
O Dia do Combate à Poluição é comemorado em 14 de agosto e tem por objetivo alertar todas as esferas da população sobre o grave problema ambiental que enfrentamos e buscar medidas para conter a degradação do nosso planeta.
Quais são os tipos de poluição? A poluição não está relacionada apenas com o descarte incorreto do lixo e com o lançamento de poluentes na atmosfera. Existem diversos tipos de poluição, inclusive aqueles conhecidos por muitos apenas como uma perturbação, como é o caso da poluição produzida pelo excesso de sons. Conheça os tipos de poluição: Poluição Atmosférica; Poluição Hídrica; Poluição do solo; Poluição Radioativa; Poluição sonora e Poluição Visual.
Confira a programação completa dos Econúcleos:
Econúcleo Jaqueira
Quinta-feira (15) - Escolas Municipais Engenho do Meio e Darcy Ribeiro
09h - Trilha Ambiental + oficina de mudas "Sementes do Amanhã"
10h – O Meio que se conta: contação de histórias “Pedrinho e o
Barquinho”
11h - Sala de ECOinteratividade: jogos digitais
14h - Cine Ambiental: refletindo sobre a poluição
15h – Dom e a Máquina do Tempo: Que lixo é esse?
16h – O Meio que se conta: contação de historias “Pedrinho e o Barquinho”
Sexta-feira (16) - Escola Miguel Arraes (60 alunos de 6 a 8 anos)
09h - Trilha Ambiental + Oficina Sensorial com plantas medicinais
10h – O Meio que se conta: contação de historias com miniaturas
“O Pequenino Grão de Areia”
11h - Histórias Cantaroladas
14h – Trilha Lúdica Ambiental “Trilha de histórias”
15h – Historias Cantaroladas
16h – Borboletando Coisa e Tal
Sábado (17) - Aberto ao público em geral
09h - Trilha Lúdica Ambiental “Trilha de Histórias” + Oficina de Vermicompostagem
10h – Pocket Show de Maricota: “Um Show de Minhoca Contra a Poluição”
11h – Histórias Cantaroladas
14h – Trilha Ambiental + oficina de mudas: Plantando o Futuro
15h – Dom e a Máquina do Tempo: que lixo é esse?
16h – O Meio que se conta: contação de histórias “Pedrinho e o Barquinho”
Domingo (18) - Aberto ao público em geral
09h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga
10h – Trilha Ambiental + oficina sensorial com plantas medicinais
11h - O Meio que se conta: contação de histórias “O Pequenino Grão de Areia
14h – Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal – Garça Morena + Trilha
Lúdica Ambiental “Trilha de histórias”
15h30 – Historias Cantaroladas
16h00 – Esquete Teatral. Turma Mangue e Tal em: “Uma história de amor”
Serviço
Econúcleo Jaqueira
Funcionamento: Quinta a domingo, das 9h às 17h
Entrada: gratuita
Jardim Botânico do Recife
Quinta-feira (15) - Colégio Ethos (27 alunos de 9 anos)
09h – Os sons ao redor: vivências ambientais musicais
10h – Caça Palavra Ambiental: Chega de poluição!
11h – Do PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET
13h30 – Caminhada Ecológica “Ver de Perto”
14h30 – Chega de lixo: como construir brinquedos com resíduos
15h30 – Cine Ambiental: refletindo sobre a poluição
Sexta-feira (16) - EREM Senador Vitorino Freire e Colégio Motivo
09h – Caminhada Ecológica: Olhando e ouvindo o pulmão do
mundo
10h – Faz de conto: contações de historias em Cordel “Não polua
nosso mundo”
11h – Oficina de mudas “sementes do amanhã”
(bombinhas de sementes)
13h30 – Caminhada Ecológica: Um olhar sem poluição
14h30 – O Meio que se conta: contação de histórias “Vozes de um rio”
15h30 – Resignificando resíduos: Tangran Ambiental
Sábado (17) - Aberto ao público em geral
09h – Caminhada poética “Caminhos DiVersos”
10h – Oficina de arte “pintando com a natureza”
11h – Isopor não é lixo: Oficina de Xilogravura Sustentável (isogravura)
13h30 – Caminhada Ecológica: Resíduos - Pertenço a esse lugar?
14h30 – Caça Palavra Ambiental: Chega de poluição!
15h30 – Oficina: como fazer seu repelente?
Domingo (18) - Aberto ao público em geral
09h – Caminhada Ecológica: Trilha Cega “Poluição Sonora x
Sons da Mata”
10h – Chega de lixo: como construir brinquedos com resíduos
11h – O Meio que se conta: contação de historias: “Vozes de
um Rio”
13h - Caminhada Ecológica : Olhando e ouvindo o pulmão do mundo
14h30 – No X da questão: construindo borboletas com folhas de Raio X
15h30 – Cine Ambiental: refletindo sobre a poluição
Serviço
Jardim Botânico do Recife
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 15h30
Entrada: gratuita