Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 12.08.19 - 17h12

Programa Chegando Junto oferece capacitação para cuidador da pessoa idosa

A iniciativa da PCR qualifica cuidadores, já inscreveu uma turma de 25 pessoas. Foi aberta lista de espera para a formação da segunda turma.

As inscrições para curso de formação técnica oferecido pela Prefeitura do Recife na área de cuidador de pessoas idosas, dentro do Program Chegando Junto, se esgotaram no primeiro dia. Para dar a oportunidade quem não conseguiu uma das 25 vagas, foi aberta uma lista de espera para formar nova turma. Os nomes para a lista de espera podem ser deixados no Compaz Eduardo Campos, onde ocorrerá o curso técnico coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social Juventude Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, por meio da Gerência da Pessoa Idosa.

Para se habilitar ao curso é necessário ser maior de 18 anos e ter ensino fundamental completo. Com carga horária de 20 horas, a capacitação será realizada de 27 de agosto a 9 de setembro, no horário das 8h30 às 12h30, no Compaz Eduardo Campos. “A proposta é oferecer connhecimentos, para que cuidadores tenham condições para o desenvolvimento de competências que auxiliem na prática da atividade relacionada com o cuidado da pessoa idosa de forma qualificada, responsável e segura”, falou a gerente  da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Menezes.

O curso será ministrado por Auxiliadora França, psicóloga, especialista em Gerontologia e em Psicologia Hospitalar.O envelhecimento humano, saúde do idoso/a, alimentação e nutrição; comunicação, lazer, recreação; noções de primeiros socorros; principais doenças decorrentes do envelhecimento; espiritualidade e religião; higiene, conforto, afeto e qualidade de vida; saúde do cuidador/a; postura profissional, legislação trabalhista, além do Estatuto do Idoso estão entre os assunto abordados.