Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 13.08.19 - 12h04

Prefeitura do Recife inicia novas turmas de curso de Libras

60 alunos iniciaram a formação básica na  língua de sinais na PCR e no Compaz

 

Mais de 60 pessoas entre servidores da Prefeitura do Recife e moradores da comunidade do Alto Santa Terezinha, que utilizam os serviços do Compaz Eduardo Campos, integram as duas novas turmas que terão aulas sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, até novembro próximo. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos, por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência tem a proposta de assegurar a acessibilidade comunicacional nos espaços públicos do município.

No total, desde 2013, mais de 200 pessoas foram capacitadas em curso de Libras, na perspectiva da inclusão social de uma considerável parcela da população do Recife que é surda - cerca de 5,5% das 431.359 pessoas com deficiência no município do Recife, de acordo com o senso do IBGE 2010.

Inclusão - Libras é a segunda língua oficializada no Brasil desde 2002, através da Lei nº 10.436/2002, e é a maneira mais recorrente de comunicação das pessoas com deficiência auditiva. A iniciativa propõe garantir a acessibilidade comunicacional, para promover a independência e autonomia aos indivíduos que necessitam de serviços específicos para acessar o conteúdo por meio de Intérprete de Libras - audiodescrição, legendas, janela de Libras, impressões em Braille e dublagem são alguns dos exemplos existentes.

A acessibilidade comunicacional é garantida pela Lei Federal nº 13.146 (LBI - Lei Brasileira de Inclusão) no inciso V do artigo 3º diz: "comunicação:forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações"

 

 

ASSUNTOS: