Para marcar o Dia de Combate à Poluição, PCR promove ações educativas na cidade
Comemorado nesta quarta-feira (14), o Dia de Combate à Poluição tem como foco alertar a população sobre esse grave problema de saúde ambiental.
Para marcar o Dia de Combate à Poluição, que acontece nesta quarta-feira (14), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), deu início a uma série de ações educativas de combate à poluição. A iniciativa faz parte das atividades relacionadas à data, quando se intensificam os alertas e ações voltadas à busca de medidas para conter a degradação do meio ambiente. Entre os dias 14 e 18 de agosto uma programação foi montada para conscientizar a população a respeito dos riscos decorrentes da alteração do meio ambiente.
Na manhã desta quarta, fiscais e técnicos da SMAS estiveram na Rua Santa Rita e no Pátio do Livramento, centro do Recife, promovendo uma ação educativa de combate à poluição sonora junto aos estabelecimentos do local. Na ocasião, os lojistas foram orientados sobre as leis que tratam da poluição ambiental – considerado crime ambiental, e os efeitos da poluição sonora. Além disso, os comerciantes puderam se informar sobre o processo de legalização ou regularização para obtenção da licença ambiental sonora.
O vendedor, Cristiano Carolino de 46 anos, esteve presente durante a ação e acompanhou o trabalho da equipe no local: “O descontrole grande incomoda muita gente, principalmente as pessoas dentro da loja que reclamam bastante do som, por isso é um bom trabalho do pessoal da fiscalização que tá procurando aconselhar a população, pois o barulho realmente incomoda.”
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam a poluição sonora como o terceiro maior problema ambiental em todo o mundo. Mais do que barulho, esses ruídos podem causar também prejuízos à saúde humana. Estresse, dificuldades de concentração, fadiga, irritabilidade, aumento da pressão arterial e insônia estão entre as complicações decorrentes do excesso e intensidade dos ruídos.
A programação continua ao longo da semana nos equipamentos ambientais da SMAS. No Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste, e no Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte da cidade, várias atividades irão reforçar e conscientizar a populaçãosobre as formas de controlar a poluição, uma vez que ela pode afetar a saúde das pessoas e até mesmo de futuras gerações. Os visitantes poderão participar de práticas como: Caça Palavra Ambiental - Chega de poluição; Chega de lixo: como construir brinquedos com resíduos; Cine Ambiental: refletindo sobre a poluição; Isopor não é lixo: Oficina de Xilogravura Sustentável; Pocket Show de Maricota: “Um Show de Minhoca Contra a Poluição”; "Dom e a Máquina do Tempo: que lixo é esse?; dentre outras. Todas as atividades são gratuitas e ministradas pelos arte-educadores da SMAS.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves, reiterou o esforço da ação educativa e propôs a participação dos cidadãos em prol da redução da poluição sonora. “Nosso principal objetivo é combater a causa da poluição em todos os sentidos. Por isso, essas ações são importantes para que os habitantes da cidade se dêem conta de que a responsabilidade de diminuir a incidência dos males causados por este problema depende da consciência de cada um para que possam contribuir com um ambiente saudável para todos”, ponderou.
14 de agosto — Dia de Combate à Poluição - O Dia do Combate à Poluição é comemorado em 14 de agosto e tem por objetivo alertar todas as esferas da população sobre o grave problema ambiental que enfrentamos e buscar medidas para conter a degradação do nosso planeta.
Quais são os tipos de poluição? A poluição não está relacionada apenas com o descarte incorreto do lixo e com o lançamento de poluentes na atmosfera. Existem diversos tipos de poluição, inclusive aqueles conhecidos por muitos apenas como uma perturbação, como é o caso da poluição produzida pelo excesso de sons. Conheça os tipos de poluição: Poluição Atmosférica; Poluição Hídrica; Poluição do solo; Poluição Radioativa; Poluição sonora e Poluição Visual.