Capacitação para profissionais da Atenção Básica da PCR estimula humanização no atendimento
Até o dia 17 de outubro, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife promove o Ciclo de Atualização da Atenção Básica para profissionais que compõem a Estratégia de Saúde da Família do município. O objetivo é promover a educação permanente em saúde e estimular a humanização no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nessa terça-feira (13), mais de 250 médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, técnicos de enfermagem, entre outros trabalhadores dos Distritos Sanitários 3 e 5 começaram a participar das capacitações no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no Derby
O Ciclo de Atualização é formado por cinco oficinas, cada uma com dois encontros presenciais, além de uma Mostra Distrital de Boas Práticas na Atenção Básica. Os temas abordados nessas atividades são “Humanização em saúde”; “Território e diagnóstico”; “Organização da demanda e abordagem às condições crônicas”; “Organização da demanda espontânea” e “Sistema de informação”. A expectativa é que, até o final de junho do próximo ano, todos os colaboradores da Rede de Atenção Básica do Recife recebam os treinamentos.
Para a técnica da Diretoria Executiva de Atenção Básica à Saúde do Recife, Mariana Troccoli, a humanização é fundamental para alcançar mais resultados durante o atendimento. “A primeira oficina foi dedicada a esse assunto porque queremos resgatar com os profissionais valores importantes para a Saúde da Atenção Primária, como a empatia”, destaca.