Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 22.08.19 - 10h53

Prefeitura do Recife entrega novo letreiro à cidade

img_alt

Atrativo com a palavra XODÓ será um convite para que cidadãos e visitantes prendam cadeados do amor. (Foto: Maurício Ferry/Seturel)

 

Praia, sol e mar são algumas das características do Recife. Não ficam atrás as riquezas culturais, arquitetônicas e gastronômicas, além do perfil do cidadão recifense, que abraça o turista e seus conterrâneos, transformando a Capital pernambucana no único destino para turismo criativo no País. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, oferece, a partir desta quarta-feira (21), um novo atrativo turístico que convida as pessoas a se apropriarem da cidade. O letreiro #XODÓ começa a integrar o cenário da Pracinha de Boa Viagem. O ato de inauguração contou ainda com a apresentação da cantora Gerlane Lops. 

Xodó é um substantivo masculino com um peso afetivo grande. Palavra muito usada no Nordeste, significa carinho, envolvimento amoroso. Por isso, toda a estrutura será um convite para que as pessoas coloquem cadeados com as iniciais dos seus nomes (e dos seus respectivos companheiros ou amigos). A ideia é encher e preencher de amor a chapa feita de aço galvanizado. O letreiro tem dimensão de 9,70 X 2,00 X 0,80m e foi cortado à laser, com pintura automotiva, sendo resistente ao sol e à chuva. Outros dois letreiros que também são sucesso na cidade: o RECIFE, na Praça do Marco Zero; e o OXE, no Segundo Jardim de Boa Viagem.

“Sabemos da importância da Pracinha de Boa Viagem enquanto atrativo turístico. Por isso, realizamos rotineiramente atividades culturais para oferecer ainda mais opção de lazer a todos. Agora, com este novo letreiro, as pessoas são convidadas a interagir e expressar o seu amor. Essa é mais uma iniciativa que convida o cidadão e o turista a vivenciar a cidade”, afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça.

A Pracinha de Boa Viagem é ainda palco para o Recife Mais Cultura, projeto que oferta apresentações gratuitas de grupos culturais, nas quartas-feiras, a partir das 19h. A noite de inauguração contou com a presença da sambista Gerlane Lops.

Às margens da Praia de Boa Viagem e próxima à diversos hotéis, a Pracinha de Boa Viagem é destino certo de recifenses e também de turistas que estão de passagem na cidade. Por isso, ganhou melhorias recentemente, com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) repaginado e feirinhas ordenadas. A ação foi realizada pela Prefeitura do Recife a partir de uma parceria entre as Secretarias de Turismo, Esportes e Lazer, Mobilidade e Controle Urbano e Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, no primeiro semestre deste ano.

A reforma do CAT da Pracinha de Boa Viagem consistiu na colocação de uma nova fachada, adesivação moderna, manutenção elétrica, instalação de equipamentos eletrônicos e novo revestimento do piso e parede. As mudanças oferecem mais receptividade ao turista que chega ao equipamento e também dá mais conforto e qualidade ao trabalhador. O novo CAT funciona todos os dias da semana, das 12h às 20h, com atendentes bilíngues. Lá, além da folheteria disponível, visitantes e também moradores da cidade podem obter informações turísticas, de eventos e também sugestões de roteiros. 

Na Pracinha de Boa Viagem, é possível encontrar comidas típicas da gastronomia local, artesanato e os mais variados produtos. E, de longe, já se vê a mudança. A feirinha, agora organizada por segmentos, conta com 167 barracas do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte), sendo 140 localizadas em frente à Avenida Boa Viagem, com a cor verde e comercializam artesanato e 27 barracas em frente à Avenida Conselheiro Aguiar, na cor azul, comercializando alimentos. A Semoc relocou outras 41 barracas, na cor amarela, que comportam ambulantes que foram removidos do entorno da praça no ano de 2013. 

No ano passado, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, em parceria com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), realizou a recuperação do piso e das muretas da praça, além dos bancos, e da pintura do gradil da Igreja Nossa Senhora de Boa Viagem e projeto paisagístico.

ASSUNTOS: