Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 23.08.19 - 09h34

Mutirão de Saúde do Programa Chegando Junto oferta 500 vagas para consultas com especialistas

img_alt

Os atendimentos deste sábado (24) são para pessoas que já estavam na fila aguardando consultas de ginecologia, neurologia, cardiologia, otorrino e ortopedia (Foto: Cortesia)

No próximo sábado (24), mais de 500 pessoas serão atendidas no Hospital Maria Lucinda, no Parnamirim, dentro de mais um Mutirão de Saúde do Programa Chegando Junto, realizado pela Prefeitura do Recife. Todos os pacientes que foram chamados já estavam na fila do SUS aguardando por uma consulta com especialistas. Desde junho, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) já beneficiou mais de mil pessoas e reduziu as filas de espera por consultas em várias especialidades.

Desta vez, haverá atendimentos com ginecologistas, neurologistas, cardiologistas, otorrinos e ortopedistas. Também serão realizadas pequenas cirurgias. Nos três primeiros mutirões de saúde, realizados em junho e julho, no Hospital Santo Amaro e no Maria Lucinda, a Sesau ofertou duas mil vagas. Metade das pessoas compareceram às consultas agendadas.

Neste sábado, os especialistas atenderão, por exemplo, pessoas que têm queixas de doenças ligadas ao coração, como hipertensão; problemas na coluna e nos joelhos, além de reclamações relacionadas a nariz, garganta e/ou ouvidos.

Profissionais do setor de Regulação da Secretaria de Saúde, responsável pelo encaminhamento dos pacientes para um especialista ou para marcação de procedimentos, estarão no local para marcar exames clínicos e de imagem, fisioterapia e encaminhamento para outras especialidades, caso seja necessário.

CHEGANDO JUNTO - Lançado em junho, o Programa Chegando Junto reúne uma série de projetos além das Frentes de Trabalho Miguel Arraes, com ações de assistência à população e apoio à geração de renda em prol da população que vive nas áreas mais vulneráveis da cidade. No fim de julho, o prefeito lançou as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que começaram a disponibilizar 2.700 postos de trabalho nas 311 escolas da rede municipal e em cem unidades de saúde espalhadas pela cidade.

Já foram realizados também minicursos de formação com foco no empreendedorismo e na geração de renda, como corte de cabelo, manutenção de bicicleta e artesanato, incluindo a entrega de kits com o material necessário para início das atividades.

Além disso, serão construídos três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; serão dados auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas, estão sendo criados espaços de convivência para as crianças que moram nos habitacionais da PCR, entre outras iniciativas da PCR.