Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 26.08.19 - 12h19

Transforma Recife promove maratona de boas ações para celebrar Semana do Voluntariado

Plataforma digital chega a marca de mais de um 1,6 milhões de horas de trabalhos voluntários prestados

A Prefeitura do Recife preparou uma programação (Veja no quadro abaixo) que vai proporcionar a confraternização entre os voluntários da Plataforma Digital Transforma Recife e entidades beneficiadas com a iniciativa para comemorar o Dia Nacional do Voluntariado, nesta quarta-feira (28).  Durante a semana haverá encontros inspiradores para marcar a iniciativa que virou exemplo para outras cidades, como Petrópolis, no Rio de Janeiro, e Campinas, em São Paulo, que lançaram iniciativas inspiradas no modelo recifense.

O Transforma Recife, primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil, foi lançada pela Prefeitura do Recife em 2014 e chega a marca de mais de um 1,6 milhões de horas de trabalhos voluntários prestados, 168 mil voluntários e 560 Organizações Sociais cadastradas no site do projeto. A proposta do Transforma Recife é criar uma ponte entre instituições e voluntariado, facilitando o contato entre as pessoas que desejam praticar a solidariedade com quem precisa e muitas vezes não sabiam por onde começar. Para se tornar um voluntário, o recifense interessado só se cadastrar no site do Transforma Recife, no endereço https://www.transformarecife.com.br/#/login .

Premiado – Em 2016, o projeto recebeu o Prêmio Inovacidade, que reconhece práticas inovadoras e desafios da transformação urbana sustentável, sob a chancela do ONU-Habitat - o Programa das Nações Unidades para os Assentamentos Humanos, além do Lincoln Institute of Land Policy. Em abril de 2017, o prefeito Geraldo Julio apresentou a plataforma Transforma Recife ao Papa Francisco (e à cúpula da Igreja Católica, no Vaticano, na Itália), a quem demonstrou as experiências e entregou pessoalmente um material com os detalhes da plataforma digital, que recebeu elogios do Santo Padre.

Data - No Brasil, o dia 28 de agosto foi  instituído como o Dia Nacional Do Voluntariado (DNV), desde 1985, por meio da Lei Nº. 7.352, sancionada pelo então Presidente da República, José Sarney. A partir desta data, as entidades que trabalham com voluntários celebram anualmente com comemorações à iniciativa.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO VOLUNTARIADO:

26.08 – Segunda-Feira

Projeto Ritmo do Coração

Responsável : Walquíria

Contato: 81 99784-2984

Endereço: Rua Doutor Pedro Camelo, 126 - Guabiraba

Horário: 15h

Ação: Homenagem das crianças se colocando como voluntárias para servir os voluntàrios de libras, educação fìsica e zumba.

 

27.08.2019 (terça-feira)

•HOSPITAL MARIA LUCINDA – Sahima

Responsável: Sra Irene/ Renata Cristina

Contato: 3267-4200 / 9917-1391

Endereço: Av. Parnamirim, 95 Parque da Jaqueira

Horário: 8h30 às 11h

Ação: Será feita em dois momentos: Inicialmente os voluntários estarão recebendo os pacientes e os encaminhando para os devidos locais onde serão atendidos e por volta das 10h irão para uma sala para um café comemorativo ao dia do voluntário

Data: 29.08.2019

PROJETO AMOR E ESPERANÇA

Responsável: Nadjane Cristina

Contato: 98291-1158

Endereço: Rua Arapoema, 35 Nova Descoberta,(Ao lado da Fábrica da Kinitos)

Horário: 14h

Ação: Roda de conversa com os voluntários do Exército Brasileiro e voluntários do SENAC e do Projeto Amor Esperança e entrega do certificado VOLUNTÁRIO PELO AMOR

*30.08.2019 *

Manhã – Associação de Parkinson de Pernambuco - ASP

Responsável: Maria José

Contato: 3424-2710 / 9987-5337 (Gilberto)

Endereço: Localizado dentro do Parque do Cordeiro

Ação: café coletivo em homenagem aos voluntários

•Tarde: Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas

Responsável:  Rodrigo Brayner / Maconni Muzzio

Contato: 99488-6817

Horário: 14h

Endereço: Rua Bela Vista – Dois Unidos, será realizado na garagem da casa de um dos moradores da comunidade