Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 27.08.19 - 13h38

Primeira turma de bolsistas do Prouni Recife garante o diploma

img_alt

Mais de 50 estudantes se formaram pelo programa da Prefeitura do Recife que concede bolsas de estudo integrais em faculdades particulares (Foto: Lu Streithorst/PCR)

 

Na noite desta segunda-feira (26), a Prefeitura do Recife realizou a primeira cerimônia de conclusão de curso do Prouni Recife, que formou 53 novos profissionais de nível superior. Lançado em 2014, o programa concede bolsas de estudo integrais em faculdades particulares. O evento aconteceu na Escola de Formação de Professores do Recife (EFER) Professor Paulo Freire, bairro da Madalena, com a presença dos alunos beneficiados e da equipe da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), responsável pelo Prouni Recife.

Os primeiros 53 formandos concluíram os cursos de Nutrição, Rede de Computadores, Estética e Cosmética, Radiologia, Jornalismo, Recursos Humanos, Administração, Sistema de Informação, Pedagogia, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Marketing e Administração. O programa tem hoje cerca de 1.400 alunos matriculados em nove instituições conveniadas, disponibilizados em 72 opções de cursos.

O objetivo do Prouni Recife é oferecer bolsas de estudos universitárias gratuitas para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas de ensino superior estabelecidas no município do Recife. “A Prefeitura deu a oportunidade, vocês aproveitaram e se transformaram em profissionais de nível superior, ainda mais qualificados. Como o mercado está cada vez mais competitivo, esse deve ser apenas o primeiro passo. É importante sempre buscar o aperfeiçoamento, com MBAs, mestrados e outros cursos”, afirmou o secretário Antônio Júnior.

MUDANÇA - Os que receberam o diploma já começaram a sentir a mudança concreta nas suas vidas. Bianca Alves, de 22 anos, moradora do bairro da Várzea, cursou jornalismo na Uninabuco, sendo a primeira pessoa da família a ter um diploma de curso superior. Filha de mãe vendedora e padrasto pedreiro, Bianca considera que o Prouni Recife foi algo fundamental para conseguir concluir a faculdade. "Fui bolsista 100% e entrei na faculdade quando ainda não trabalhava, então foi um ponto decisivo. Se não conseguisse a bolsa não teria como pagar e não estaria me formando agora.", comenta.

Sheyla Alves foi aluna Prouni Recife e se formou em Pedagogia em janeiro deste ano. "Entrei na faculdade com 39 anos. Nunca teria conseguido se não fosse esse projeto. Era impossível para mim, com filho e casa para manter, pagar uma faculdade. Outra coisa que ajudou muito foi a ajuda com as passagens de ônibus. Era um custo a menos que fazia muita diferença", comentou. “Concluí o curso de Pedagogia e já passei num concurso que exigia o diploma. O Prouni Recife foi essencial para isso, uma bênção. Seria muito difícil pagar uma faculdade”, completa Gildene Pessoa da Silva.

CRITÉRIOS - Os critérios de participação no Prouni Recife incluem renda bruta familiar, per capita, de até dois salários mínimos; ter cursado o ensino médio na rede pública ou em escola privada com bolsa integral; e não ter diploma de nível superior. O programa também vale para os professores da rede pública de ensino do Município do Recife, desde que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da Prefeitura.

As bolsas são para cursos presenciais de graduação e cursos sequenciais de formação específica, oferecidos por instituições privadas de educação superior situadas na cidade. O programa foi instituído pela Lei n° 18.113/2015 e funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal.

PASSE LIVRE - Em abril de 2018, os beneficiários do Prouni Recife também passaram a ter direito ao Passe Livre. São 70 passagens de ônibus gratuitas, por mês, para serem usadas em todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Atualmente, são 997 beneficiados pelo Passe Livre.