Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 28.08.19 - 15h44

Transforma Recife anuncia a inclusão na do projeto no Mais Vida nos Morros

img_alt

No Dia Nacional do Voluntariado Recife celebra 168 mil pessoas cadastradas. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

No Dia Nacional do Voluntariado, comemorado nesta quarta-feira (28), o Programa Transforma Recife anunciou a inclusão do projeto Mais Vida nos Morros na Plataforma Digital' que celebra 1,6 milhão de horas de trabalhos voluntários prestados. A semente dessa parceria foi plantada hoje, na comunidade Lagoa Encantada, na Cohab, Zona Sul da Cidade, com a presença do artista Téo Armando, 32 anos que se juntou aos moradores para fazer grafitagem nos muros da Rua Alfredo Eugênio M de Almeida. Para se tornar um voluntário, basta o interessado se cadastrar no site do Transforma Recife - www.transformarecife.com.br.

“O trabalho do voluntariado promove uma transformação na cidade, identificando-se com a proposta do Mais Vida nos Morros que agora passa a divulgar as vagas para os voluntários para essa iniciativa na plataforma do Transforma Recife”, comemora Marcela Baltar, coordenadora do Transforma Recife.  Ela destaca que hoje são mais de 168 mil voluntários e 560 Organizações Sociais cadastrados no site do projeto de voluntariado, criado por uma iniciativa pioneira pela Prefeitura do Recife no mês de agosto de 2014.

A moradora Jussara Alves, 41 anos, estudante de pedagogia, fez questão de dizer que se vê uma transformação importante na comunidade. “As pinturas lúdicas, por exemplo, estão levando as crianças a brincarem com números e com o estímulo à imaginação. Não é só uma pintura, é uma transformação. A gente se sente valorizado”, afirmou Jussara Alves, lembrando que chegou para morar no local quando tinha 15 anos e é a primeira vez que ver uma intervenção que envolve a comunidade.

Artista de Olinda, Téo Armando reforçou que os moradores escolhem o que querem ver nas ruas, nos muros, fazendo parte do processo de intervenção. “Percebemos, ao conversar com as pessoas, que o sentimento na Lagoa Encantada tem uma relação forte com a magia, com a ancestralidade e por isso pintamos castelo, princesa e também elementos do maracatu, como as golas dos caboclos de lança”, falou. “Também vou pintar três estrelas em um muro porque a moradora pediu, dizendo que as estrelas representam ela e as duas filhas”, contou Armando.

As estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Boa Viagem, Ingrid Santos, 23 anos e Girlene Andrade, 18 anos, estão participando como voluntárias dentro de um projeto de pesquisa sobre espaços urbanos. “Tô apaixonada e para mim está sendo uma experiência única e o mais importante é que o morador é o protagonista desse espaço”, disse Ingridi Santos.

Comemoração – Durante toda esta semana, a Prefeitura do Recife organizou boas ações para comemorar o Dia do Voluntariado. Nesta quinta-feira (29), a programação segue com uma roda de conversa com os voluntários do Exército Brasileiro, voluntários do Senac, na sede do Projeto Amor Esperança, com a entrega de certificados Voluntários Pelo Amor, na Rua Arapoema, 35, Nova Descoberta. Na sexta-feira (30), na Associação de Parkinson de Pernambuco – ASP, localizada dentro do Parque de Exposição de Animais, Cordeiro, haverá uma café coletivo em homenagem ao voluntariado.

Mais vida nos Morros– A grande novidade do dia do Voluntariado 2019 é a inclusão do Projeto Mais Vida nos Morros na Plataforma. O programa, criado em 2016, visa construir soluções em parceria com os cidadãos e já promoveu verdadeiras revoluções em 13 comunidades, com benefício direto para mais de 15 mil recifenses em 13 comunidades. Atualmente, o programa vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU.