Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 28.08.19 - 15h48

Zona Azul do Recife passa a ser 100% digital a partir da próxima segunda-feira (2)

img_alt

A partir de 2 de setembro, a ativação da vaga de Zona Azul do Recife será feita exclusivamente por meio digital, as tradicionais folhas de Zona Azul em papel apenas terão validade até o fim deste mês. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

Depois de 60 dias de transição entre o papel e o aplicativo, a Zona Azul passa a ser 100% digital no Recife a partir da próxima segunda-feira (2). A ação é da Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A Zona Azul Digital foi implantada no Recife no início do mês de julho e, desde então, o aplicativo que auxilia no serviço foi aprimorado com diversas atualizações, dentre as quais, destaca-se a melhoria nas rotinas de cadastro e ativação e a inclusão da opção de compra no aplicativo por meio de cartão de débito.

Para os que ainda tem folhas de Zona Azul, a troca do papel para o Cartão Digital ainda poderá ser feita durante o mês de setembro. Desde o início da operação no formato digital, mais de 65 mil downloads do aplicativo foram realizados, totalizando mais de 95 mil ativações de Cartões de Zona Azul Digitais, sendo 60% pelo aplicativo e 40% nos terminais dos pontos de venda fixo espalhados pela cidade.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, comemora os dados do início da operação pelo aplicativo. "O volume de condutores que ativam as vagas por meio do smartphone representa a adesão dos usuários à praticidade do formato digital. Os números demonstram que a população está se adaptando à autonomia proporcionada pela tecnologia, tanto na ativação das vagas, quanto na comprovação de que o usuário comprou o seu cartão", diz a gestora.

O serviço de Zona Azul Digital também permite que as empresas comprem pacotes de cartões digitais para serem ativados por seus funcionários. O cadastro corporativo e a compra dos cartões são feitos pelo gestor, diretamente no site www.mobilicidade.com.br/zonaazulrecife. Os usuários receberão os créditos no aplicativo instalado no próprio smartphone e poderão ativar as vagas com os créditos disponibilizados pela empresa. As dúvidas podem ser retiradas pelo telefone 3334-6070, da empresa Serttel, responsável pela implantação do serviço.

O aplicativo "Zona Azul Digital Recife" está disponível nas plataformas Android e IOS para download gratuito. Para utilizar, basta o usuário fazer o cadastro com informações pessoais, cadastrar as placas dos veículos que utiliza, realizar a compra de cartões digitais por meio de cartão de crédito ou débito e, ao estacionar em uma área de Zona Azul, fazer a ativação da vaga. Caso tenha realizado a ativação pelo smartphone, o usuário recebe uma notificação quando o seu tempo de permanência estiver acabando e poderá, através do aplicativo, fazer a renovação da mesma vaga, apenas uma vez.

SUPORTE – A Mobilicidade, plataforma de mobilidade urbana da Serttel (empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema do aplicativo Zona Azul Digital Recife), possui um teleatendimento pelo qual o usuário pode entrar em contato em casos de dúvidas em relação ao funcionamento do aplicativo. A ligação custa o preço de uma chamada local e o serviço é oferecido de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h aos sábados, pelo números 3334-6070.