Hospital da Mulher promove evento para marcar o Dia da Visibilidade Lésbica
Em comemoração ao Dia da Visibilidade Lésbica (29 de agosto), o Hospital da Mulher do Recife, no Curado, preparou um movimento de conscientização, em parceria com a Prefeitura do Recife. A ação aconteceu na última quarta-feira (28) e envolveu palestras e rodas de conversa para divulgação do ambulatório LBT, que funciona na unidade. O evento aconteceu na véspera da data comemorativa para coincidir com um dia de ambulatório LBT, que atende nas segundas e quartas-feiras.
“É um público feminino que encontra aqui um atendimento de saúde respeitoso e humanizado. E, sempre que possível, buscamos divulgar o serviço interna e externamente”, afirmou a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho. “Para acolher os pacientes da melhor forma, todos os profissionais atendem com respeito em relação à orientação sexual e identidade de gênero”, completou Airles Ribeiro, coordenador da Política de Saúde LGBT, da Sesau.
As palestras aconteceram nas salas de espera do ambulatório e foram muito bem recebidas pelo público. A importância do serviço foi atestada pelas próprias pacientes do ambulatório LBT. “Eu passei muito tempo sem cuidar da minha saúde com medo do preconceito. A agente de saúde do posto da minha comunidade, por exemplo, é amiga da minha mãe e eu sempre me preocupei com o falatório. Então, é muito bom ter esse serviço, que nos atende com eficiência, humanização e sem julgamentos”, afirmou Elionai Cavalcanti, atendente de açougueiro.
Participaram do evento ainda o coordenador do ambulatório LBT do Hospital, o ginecologista Claytoon Davyd; o endocrinologista Frederico Rangel; a psicóloga Anita Ducastel e a assistente social Léa Valéria.
Unidade de saúde da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.