Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 29.08.19 - 18h00

Parceria entre PCR e Senai preparam jovens em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho

img_alt

Mais de 300 certificados de 18 cursos foram entregues a 130 formados (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A emoção marcou a noite de quarta-feira (28), no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, para 130 jovens que receberam maacitaçis de 300 certificados – muitos deles em três ou quatro formações - de conclusão em 18 cursos de qualificação profissional. As capacitações foram oferecidas pelo Programa Integra Recife da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas – Sepod, numa parceria com o Senai.

“Este momento é de festa, de conquista, essas pessoas, em vulnerabilidade e risco em decorrência do uso/abuso e/ou dependência de álcool e outras drogas aproveitaram a oportunidade que foi oferecida, numa iniciativa da PCR e parceiros que eleva a escolaridade e qualificação profissional”, falou a secretária Executiva da Sepod, Ana Paula Marques. Ela destacou que o Programa Integra Recife já disponibilizou mais de 3 mil vagas em cursos profissionalizantes, distribuídos nas áreas de empreendedorismo, qualificação profissional, qualificação social, aperfeiçoamento e inclusão produtiva. “É importante saber que esse grupo continuará recebendo apoio para inserção no mercado de Trabalho”, completou a secretária Executiva.

 O ex-aluno do curso de panificação - oferecido em uma das edições do Programa – e hoje mircroempresário, José Edson, deu depoimento emocionado para os novos formandos. “Eu achava que não tinha jeito para a minha vida e hoje estou aqui para agradecer a oportunidade para fazer o curso, a Deus e minha família. O curso foi  uma benção na minha vida e hoje comercializo salgados e doces que produzo com o que aprendi no curso”, comemorou José Edson, que foi muito aplaudido.

“A minha palavra para hoje é gratidão aos parceiros da PCR, a exemplo do Senai, que estão colaborando para que essa transformação ocorra”, disse emocionada a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, acrescentando que a educação transforma e ajuda a construir uma sociedade mais igualitária, com oportunidades para todos. Representantes das organizações Cristolândia, Oásis da Liberdade e Desafio Jovem do Recife, parceiros da PCR, receberam uma placa de homenagem como transformador social. A diretora executiva de gestão de rede, Maria Costa, reforçou que os alunos estão construindo um projeto de vida. “Vocês estão voltando a ser protagonistas de suas vidas”, disse aos formandos e informou que o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecido na Rede Municipal é uma oportunidade para aqueles que desejam continuar os estudos.

Uma das formandas, Elisa Silva, 26 anos, se destacou como a única mulher a fazer o curso de eletricista para auto. Ela recebeu certificado de outras quatro áreas. “Nem imaginava que conseguiria, mas o desafio me motivou e descobri que o setor de auto é minha paixão”, falou. “O difícil é até quando você não aprende, não sabe”, disse Elisa Silva que afirmou ainda já perceber o problema de um carro pelo barulho. A aluna do curso de automotiva aplicada, Adna do Nascimento deu seu depoimento, lembrando que passou seis meses numa comunidade terapêutica e a capacitação foi muito importante para que ela ocupasse a mente com outras atividades. 

“Todos são vencedores e capazes pela conquista da formação”, pontuou a representante do Senai, Alice Cortes, que parabenizou o Integra Recife pela iniciativa. Também estavam presentes: o professor homenageado, Edelson Marinho, a representante da vereadora Michelle Collins, Lorraine Collins, a coordenadora de Saúde do Homem do Recife, Rafaella Marques, que representou o secretário de Saúde Jailson Correia, e a gerente do Prouni Recife, Janaina Bezerra