Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 30.08.19 - 10h22

CTTU divulga esquemas especiais de trânsito para eventos no domingo (1º)

Cerca de 60 agentes de trânsito estarão nas ruas acompanhando os eventos para garantir a segurança viária e a mobilidade dos cidadãos
 
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou esquemas especiais de trânsito para acompanhar os eventos que acontecerão no próximo domingo (1º). As programações envolvem eventos esportivos no Centro da cidade e na Zona Sul. Na Zona Norte, acontecerá a Parada da Diversidade de Casa Amarela. Ao todo, cerca de 60 agentes de trânsito foram destacados para acompanhar os eventos e garantir a segurança viária do público e dos condutores. Além disso, a Central de Operações de Trânsito estará de plantão 24h monitorando os principais corredores viários da cidade.

Das 6h30 às 11h, acontecerá a operação para o Circuito Banco do Brasil, que sairá do Shopping Riomar, no bairro do Pina. Os condutores que desejarem acessar ou circular pela área central da cidade deverão ficar atentos aos bloqueios e desvios montados pela CTTU para a viabilização da corrida. Um efetivo formado por 45 agentes de trânsito foi destacado para auxiliar na ação, que tem o objetivo de orientar os motoristas e promover a segurança viária em toda área do evento. A expectativa é de que as operações sejam encerradas às 12h, horário previsto para a dispersão total do público.
 
A corrida terá dois percursos, de 10km e 5km, ambos com saída do Shopping RioMar. O trajeto mais longo segue do Shopping RioMar, pela Avenida República Árabe Unida, Ponte Governador Paulo Guerra, Avenida Saturnino de Brito, Avenida Engenheiro José Estelita, onde acontece o retorno, e volta pela Ponte Paulo Guerra, Via Mangue, retornando para o local da largada. Já para os participantes da corrida de 5km, o percurso segue o mesmo trajeto, no entanto, os corredores voltam para o local da partida pela Ponte Paulo Guerra.
 
Os principais bloqueios serão montados no Cais José Estelita, a partir das 6h. As interdições acontecerão nos sentidos do Largo do Cabanga até o Forte das Cinco Pontas e na pista Oeste da Via Mague, a partir da Ponte Paulo Guerra até a altura do Supermercado Extra. Também haverá bloqueio nos cruzamentos da Rua Comandante Antônio  Manhães de Matos com a Rua Dilermano Reis e Rua Bituri.
 
Uma vez que o acesso à Avenida Engenheiro José Estelita pelo Largo do Cabanga estará bloqueado, os condutores oriundos da Zona Sul devem seguir pela Avenida Governador Agamenon Magalhães para acessar o Centro. Quem desejar acessar as vias do entorno da comunidade Jardim Beira Rio deverá seguir pela Avenida Herculano Bandeira e girar à direita na Rua Arquiteto Augusto Reinado. Já quem estiver na área Central e desejar seguir para a Zona Sul poderá utilizar a Rua Imperial como rota alternativa. Por último, também há opções de desvios para aqueles que desejam trafegar pelo Centro. As ruas da Aurora (faixa da esquerda), Imperador e Siqueira Campos estarão abertas para a circulação e poderão ser utilizadas como rotas alternativas.

Das 9h às 13h, acontecerá o Passeio Ciclístico Pedalando contra as Drogas, no Centro da cidade. Os bloqueios serão itinerantes, ou seja, serão feitos e desfeitos de acordo com a passagem do público. Os ciclistas sairão da Rua da Aurora, na altura do antigo prédio da Alepe e seguirão no sentido Subúrbio. Em seguida, seguem para a Ponte do Limoeiro, Cais do Apolo, Rua Madre de Deus, Cais Santa Rita, Viaduto das Cinco Pontas, Avenida Engenheiro José Estelita, Rua Capitão Temudo, Avenida Herculano Bandeira, Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, Rua Jornalista Francisco Almeida, Avenida Conselheiro Aguiar, Rua França Pereira, Avenida Boa Viagem, Avenida Antônio de Goes, Avenida Engenheiro José Estelita, Avenida Martins de Barros, Praça da Independência, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, com término na Rua da Aurora. 

A partir das 15h, o bairro de Casa Amarela, na Zona Norte, receberá a Parada da Diversidade. A concentração será na Rua Vasco da Gama. O palco será montado na Rua Luiz Cesário de Melo, que ficará bloqueada até a segunda-feira (2), para desmontagem do equipamento. O desfile sairá da Rua Vasco da Gama e seguirá pela Rua Padre Lemos, Rua Dona Ana Xavier, Rua Paula Batista, Estrada do Arraial, Rua Padre Lemos novamente, Rua Pedro Alain, Avenida Norte, encerrando enfrente à Igreja do Evangelho Quadrangular. A Festa continua na Rua Vasco da Gama, até a rua Luiz Cesário de Melo. Os demais bloqueios do percurso serão itinerantes e a previsão é que o evento seja encerrado às 20h.