Prefeitura do Recife lança cadernos pedagógicos do ProLer
Dar subsídios ao professor para ter uma diretriz com um método de alfaletramento e aos alunos um aprendizado inserido dentro do contexto de sua realidade. É isso que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, espera com o lançamento de seis cadernos pedagógicos do Programa de Letramento do Recife (ProLer), realizado nesta sexta-feira, 30. O material contém detalhadamente todo fundamento e metodologia do Programa para que o professor possa aplicá-lo junto às crianças em processo de alfabetização, para apoiar o processo de leitura, escrita e interpretação de textos. Na ocasião, também foi celebrado o decreto nº 32.761/2019, que cria oficialmente o ProLer. O evento aconteceu na Escola de Formação de Educadores do Recife (EFER) Professor Paulo Freire.
Desde o início da gestão do prefeito Geraldo Julio, o Proler já envolveu 2.080 professores e 41.675 estudantes da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Com base em métodos que estimulam a criatividade e a autoria dos estudantes, o ProLer estimula habilidades de leitura e escrita já a partir da Educação Infantil, com os alunos de 4 anos, e desenvolve os que estudam até o 3º ano do Ensino Fundamental.
"Estamos lidando com algo estratégico para formação do nosso povo. Temos consciência da importância da educação e da possibilidade de formar cidadãos com acesso a mais informação. Vocês professores, geralmente, abraçam a educação com uma paixão que vira o próprio sentido da vida", destacou o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, na abertura do evento.
Para o presidente do Conselho Municipal de Educação e diretor executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, esses cadernos vão dar uma condução mais segura para um método que funciona muito bem em mais de um lugar. A diretora executiva de Gestão de Rede, Maria Costa, disse que os cadernos e o decreto do ProLer são uma conquista tanto para os estudantes quanto para as equipes da rede responsáveis pelo conteúdo.
“O principal objetivo do ProLer é trazer métodos para acompanhar o processo de alfaletramento, enxergar os avanços dos estudantes nesse caminho, olhando descritor a descritor de aprendizagem. Isso contribui para elevar os índices de aprendizagem desde a Educação Infantil até lá na frente, quando os estudantes estiverem concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental”, destaca o secretário de Educação do Recife, Bernardo D´Almeida.
A coleção dos seis cadernos pedagógicos chama "Alfabetização e Letramento". O primeiro é introdutório e trata dos fundamentos teóricos e da relação prática para o desenvolvimento da escrita. O caderno 2 é para os professores da educação infantil. Os cadernos 3, 4 e 5 são para os professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. E o caderno 6 é um glossário de como utilizar o material didático para promover a alfabetização e o letramento. Os cadernos serão entregues para toda a rede de ensino do Recife.
"O Programa de Letramento do Recife era uma cultura da rede desde 2014. A gente construiu o arcabouço técnico para todo ciclo de alfabetização: os instrumentos, como funciona, qual a metodologia e detalhes da metodologia para cada ano. Os cadernos pedagógicos servirão de consulta e referência para os professores. Com o decreto, o ProLer é incorporado a rede do Recife como uma prática de sucesso", declarou o diretor de Gestão Pedagógica, Rogério Morais.
Após o lançamento, ocorreu três seminários. O primeiro com o tema "Políticas de Alfabetização: elementos essenciais", com o professor doutor, Jefferson Mainardes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O segundo sobre "Questões Metodológicas no Ensino da Alfabetização: o que são práticas sistemáticas significativas?", com a professora doutora, Magna Silva, da Universidade Federal de Pernambuco. E o terceiro sobre a "Elaboração da Coleção Cadernos Pedagógicos: Alfabetização e Letramento – principais conteúdos e objetivos", com a professora doutora, Renata Jatobá, gerente de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais da Secretaria de Educação do Recife.