Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 02.09.19 - 17h43

Alunos do Recife conquistaram vaga para Olimpíada Brasileira de Robótica

img_alt

A etapa nacional acontece em outubro, no Rio Grande do Sul, e terá três equipes da rede pública. (Foto: Divulgação)

 

Três escolas da rede de ensino do Recife estarão presentes na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece no Rio Grande do Sul, no mês de outubro. A etapa estadual foi classificatória e aconteceu no domingo (01/09). Os alunos do Recife venceram os primeiros lugares do níveis 1 e 2 da competição. Eles concorreram com estudantes das redes federal, estadual, municipais e privadas de ensino em Pernambuco. No total, foram 52 equipes disputando a classificação. O evento aconteceu na Escola Técnica Estadual (ETE) Jurandir Bezerra Lins.

A Olimpíada foi realizada pelo modelo da categoria Resgate, proposto pela OBR. Durante a disputa, os robôs programados pelos estudantes do nível 1 (11-14 anos) precisaram resgatar uma "vítima", representada por uma bolinha, para a área de salvamento. Além da programação do resgate, os alunos do nível 2 (14-19 anos) suspenderam a "vítima" (representada pela bola) e a colocaram em uma área segura.

Os desafios do nível 1 foram vencidos pelas equipes das escolas municipais de Tempo Integral Pedro Augusto (equipe The Monsters) e Padre Antônio Henrique (equipe DMC Evolution), conquistando os dois primeiros lugares respectivamente. Os desafios do nível 2 foram vencidos pelas equipes da Unidade de Tecnologia e Cidadania do Cordeiro.O primeiro lugar ficou com a equipe Legião Robot e o segundo com a Fire Robot. No entanto, a regra de classificação não aceita duas equipes da mesma escola. Sendo assim, o terceiro lugar ficou com a equipe Gadeget 727 (Sesi Goiana).

"Existe a possibilidade desses jovens que estão competindo hoje, virarem professores, técnicos, ou ainda entrarem em alguma empresa e fazer com que outros jovens tenham a oportunidade de competir também no futuro”, avaliou o diretor executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos. “A nossa etapa regional foi muito importante para que a gente pudesse incentivar ainda mais os nossos estudantes. O objetivo do evento é criar soluções inovadoras para problemas cotidianos com o uso dos robôs", pontuou Priscila Dutra, coordenadora da equipe de robótica do programa “Robótica na Escola”.

O juiz da competição, Pedro Jorge, afirmou que o grande desafio agora é levar a competição e o estudo da robótica para mais pessoas. “Temos agora o desafio de levar a robótica pro interior para permitir que uma maior quantidade de pessoas tenham acesso a competição".

O dia ainda contou com premiações extras para cada nível, nas categorias: Robustez, Design, Inovação, Dedicação, Programação, Maker, Melhor equipe de escola pública e Melhor equipe de escola privada. As três equipes participantes do Nível 0 (9-11 anos) tiveram uma premiação honrosa de participação, sem classificação para a etapa nacional, por ser uma categoria apenas estadual e de incentivo para futuros competidores.

A Olimpíada Brasileira de Robótica deste ano contou com 5 regionais classificatórias para a estadual, contando com 373 equipes inscritas no estado de Pernambuco, com 230 equipes que estiveram presentes nas 5 regionais e 52 equipes classificadas na OBR estadual, sendo 3 do nível 0, 22 do nível 1 e 27 do nível 2.