Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 05.09.19 - 18h18

Prefeitura do Recife leva kits com teclados TIX para todas as salas de Educação Inclusiva da rede

img_alt

Com investimento de cerca de um milhão de reais, em 113 novos teclados inclusivo, todas as Salas de Recursos Multifuncionais passam a dispor do recurso. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

A Prefeitura do Recife fez nesta quinta-feira (05) a entrega de 113 Kits de teclados acessíveis TIX (composto por teclado, tablet, software e acessórios), que ajudará a educação inclusiva da rede ensino. Com isso, todas as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) foram contempladas. Os kits ajudam na comunicação dos estudantes  que tem mobilidade de mão ou braço reduzida, deficiência motora, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), paralisia cerebral, deficiências intelectuais e transtornos de aprendizagem, entre outras deficiência. A entrega foi feita aos gestores de 113 unidades, em solenidade realizada na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem.

Dos kits entregues, 79 são destinados para as SRM e 34 para os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que são itinerantes. Somados aos 45 teclados que já entregues, todas as 124 Salas de Recursos Multifuncionais da rede serão contempladas com a tecnologia. No total, 500 estudantes da Educação Especial estão sendo beneficiados. O investimento é de cerca de um milhão de reais.

"Com essa entrega, vamos universalizar o uso do equipamento das nossas salas de recursos multifuncionais. Esse é um grande investimento em tecnologia assistiva, que garante que os alunos da educação especial da rede do Recife tenham acesso à educação de qualidade", ressaltou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife.

O teclado TiX funciona como um painel assistivo e como teclado-mouse iconográfico combinatório para computadores, notebooks ou tablets, permitindo a digitação de qualquer letra, número, símbolo ou comando de um teclado convencional utilizando apenas nove botões, que pressionados produz um caracter, de acordo com a sequência utilizada. A aluna Amanda Cabral, 11 anos, que cursa o 6º ano na Escola Karla Patrícia, fez uma demonstração do uso do equipamento. Amanda tem paralisia cerebral e não fala, mas consegue se comunicar perfeitamente com o uso do teclado. Ana Cabral sua mãe disse ter muito orgulho da Escola e falou que em 6 meses a filha conseguiu escrever as primeiras palavras. “O teclado TIX deu autonomia à Amanda”.

Nos últimos cinco anos, a rede municipal de educação registrou um aumento de 59,67% no número de matrículas de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. A quantidade passou de 2.661 alunos em 2012 para 4.249 matrículas em 2019, representando 4,72% do total da rede, formada por 90 mil estudantes. A Escola Karla Patrícia é a terceira maior em quantidade de alunos com deficiência, 81, e trabalha a inclusão num universo de 600 estudantes.

Atualmente, estes 4.249 estudantes são inclusos nas salas regulares, junto com os demais estudantes da rede municipal. A partir do grupo 4, os estudantes com deficiência também passam a desenvolver, no contraturno da aula na turma regular, trabalhos direcionados com 224 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que são os docentes com pós-graduação em Educação Especial. Desde março de 2015, os estudantes da Rede Municipal de Ensino podem optar por estudar em salas bilíngues, onde aprendem libras como o primeiro idioma e português como a segunda língua. A medida visa contemplar o ensino na modalidade escrita em todas as áreas de conhecimento.