Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 18.09.19 - 09h20

Jogos da Pessoa Idosa têm participação recorde com mais de 1000 inscritos

img_alt

Abertura do evento acontece às 14h nesta quarta (18), na quadra do Clube Português (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Nos próximos dias, mais de 1000 idosos do Recife participarão de uma série de atividades de esporte e lazer, com o objetivo de estimular o envelhecimento saudável e ativo, a qualidade de vida e a integração social. Os 12º. Jogos da Pessoa Idosa reunirão 33 grupos da terceira idade, que participarão de oficinas, atividades culturais, competições esportivas adaptadas e caminhada. A abertura acontece às 14h30 desta quarta-feira (18), na quadra do Clube Português, com direito a desfile, acendimento da tocha, juramento do atleta e atração musical.

Os Jogos são realizados pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. O tema deste ano é “Viver a cultura pernambucana na velhice é o melhor presente da vida”.

A secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, destaca a participação recorde nos Jogos deste 2019. “Tivemos um aumento de 10% no número de inscritos, que passou de 953 para 1.050 pessoas desde o ano passado. É a prova do sucesso do evento, que é construído em parceria com os grupos de idosos, com reuniões e festivais esportivos durante o ano”, comenta.

PROGRAMAÇÃO - Após a abertura, a quinta-feira (19) será dedicada às oficinas, que acontecem a partir das 8h, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. As atividades incluem diversos tipos de artesanato, como flores, chocalho, imã de geladeira e pintura em tecido, além de capoeira, aulão de dança, yoga e música. A próxima etapa são as competições esportivas adaptadas, da segunda (23) à quarta (25), também a partir das 8h, no Compaz Ariano Suassuna. Haverá 13 modalidades: Voleibol, Basquete, Handebol, Futsal, Hóquei, Golfe, Boliche, Dominó, Dama, Estafeta, Arremesso de Pelota, Acerte o Alvo e Arco.

Na quinta (26), a partir das 14h, é a vez da mostra artístico-cultural, às 14h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Os 33 grupos de idosos farão apresentações dentro do tema do evento, divididos em blocos com temáticas indígena, portuguesa, afrodescendente e espanhola, na forma de danças, poesias, teatro e jogral. A caminhada movimenta o Bairro do Recife, às 8h do domingo (29), com saída no Marco Zero. E a festa de encerramento e premiação está marcada para as 14h do dia 8 de outubro, às 14h, no Clube Português.