Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 19.09.19 - 16h27

Jogos da Pessoa Idosa do Recife movimentam o Compaz Ariano Suassuna

img_alt

Programação desta quinta incluiu capoeira, aulão de dança, yoga, música e oficinas de artesanato (Foto: Maurício Ferry/Seturel)

 

Centenas de pessoas com idade a partir dos 60 anos foram ao Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, na manhã desta quinta (19), para participar das oficinas dos 12º Jogos da Pessoa Idosa do Recife. As atividades incluíram produção de diversos tipos de artesanato, como flores, chocalho, imã de geladeira e pintura em tecido, além de capoeira, aulão de dança, yoga e música. Os Jogos vão até o dia 8 de outubro e incluem também competições adaptadas, mostra cultural e caminhada.

As oficinas usaram materiais reciclados, incluindo caixa de leite, tampas de garrafa PET, garrafinhas de iogurte e tampas de embalagens. Moradora do bairro de Afogados, dona Luzineide Moura participou das atividades e fez um palhacinho a partir de materiais recicláveis. “É maravilhoso estar aqui. Se melhorar estraga! A dança e as oficinas são a melhor coisa da programação”, elogia. Ela integra o Grupo Ipiranga, que promove atividades para idosos, em parceria com a PCR, durante todo o ano.

“Os Jogos são uma festa! Todo ano participo. Adoro essa folia, que é ótima para dançar”, afirma dona Maria José de Oliveira, 80 anos, logo após se esbaldar no aulão ao som do clássico samba “Trem das Onze”, de Adoniram Barbosa. Ela integra o grupo de idosos do Geraldão, onde pratica ginástica aeróbica, dança de salão e hidroginástica. “É um momento de muita alegria para os idosos, que não querem viver parados”, acrescenta.

O evento é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. A secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, destaca a participação recorde nos Jogos. “Tivemos um aumento de 10% no número de inscritos, que passou de 953 para 1.050 pessoas desde o ano passado. É a prova do sucesso do evento, que é construído em parceria com os grupos de idosos, com reuniões e festivais esportivos durante o ano”, comenta.

PROGRAMAÇÃO - O tema deste ano é “Viver a cultura pernambucana na velhice é o melhor presente da vida”. A próxima etapa são as competições esportivas adaptadas, da segunda (23) à quarta (25), também a partir das 8h, no Compaz Ariano Suassuna. Haverá 13 modalidades: Voleibol, Basquete, Handebol, Futsal, Hóquei, Golfe, Boliche, Dominó, Dama, Estafeta, Arremesso de Pelota, Acerte o Alvo e Arco.

Na quinta (26), a partir das 14h, é a vez da mostra artístico-cultural, às 14h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Os 33 grupos de idosos farão apresentações dentro do tema do evento, divididos em blocos com temáticas indígena, portuguesa, afrodescendente e espanhola, na forma de danças, poesias, teatro e jogral. A caminhada movimenta o Bairro do Recife, às 8h do domingo (29), com saída no Marco Zero. E a festa de encerramento e premiação está marcada para as 14h do dia 8 de outubro, às 14h, no Clube Português.