Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 19.09.19 - 18h10

Fim de semana com várias opções culturais e de lazer no Recife

img_alt

No sábado, é celebrado o Dia da Árvore. Domingo marca do Dia Mundial Sem Carro. Museus da cidade seguem com exposições abertas ao público. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Fim de semana de celebrações no Recife. No sábado (21), o país inteiro comemora o Dia da Árvore. Os equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife, Econúcleo Jaqueira e Jardim Botânico, prepararam atividades que irão mesclar conhecimento e educação ambiental, diversão e sustentabilidade. Já no domingo, data em que se é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, A Ciclofaixa de Turismo e Lazer terá intervenções provocando a reflexão sobre a mobilidade consciente e sustentável e o respeito aos ciclistas e pedestres.

Os museus da cidade mantêm exposições abertas ao público. No Murillo La Greca, a pedida é a mostra individual do artista plástico Heitor Dutra. No mesmo local, a exposição que celebra os 120 anos de La Greca segue encantando visitantes.

 

CULTURA

Museu Murillo La Greca abriga exposição de Heitor Dutra

 

Investigando o corpo a partir de diferentes técnicas de pintura e colagem, o artista plástico Heitor Dutra apresenta sua primeira individual no Museu Murillo La Greca. A Exposição Escola de Artes Aplicadas, que fica em cartaz até o dia 28 de setembro, conta com curadoria e colaboração artística de Daniel de Andrade Lima e traz um corpo de obras inéditas, produzidas especificamente para o conjunto da exposição.

As obras, predominantemente figurativas, jogam com diversas referências do repertório visual contemporâneo, estabelecendo diálogos com a história da arte europeia canônica, mas também com produtos midiáticos da cultura pop, com estéticas das artes queer e com materiais industriais de produtos de consumo.

Mas todos esses caminhos levam ao corpo: a partir de diferentes modos de pintar e de compor, Heitor Dutra fabula diversamente o corpo masculino, jogando com repertórios de culturas homoeróticas e com as figuras que habitam o imaginário das obras neoclássicas.

As pinturas foram criadas a partir de uma parceria com Daniel de Andrade Lima, que atuou como modelo vivo e também como curador.

 

Serviço

Exposição Escola de Artes Aplicadas, por Heitor Dutra

Local: Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim)

Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 09 às 12h e das 14 às 17h

Sábados, das 15 às 18h

Classificação Indicativa: 16 anos

 

Agendamentos de Visitas

Email: educativommlg@gmail.com

Telefone: (81) 3355-3126

 

Museu celebra 120 anos do pernambucano Murillo La Greca

 

Filho de um casal de imigrantes italianos, o pintor Murillo La Greca nasceu no dia 3 de agosto de 1899, na cidade de Palmares, região da Mata Sul de Pernambuco. Responsável por produzir obras importantes - a exemplo dos belos afrescos que ilustram a Basílica da Penha, no bairro de São José, no Recife -, ele também foi professor e um dos fundadores da Escola de Belas Artes de Pernambuco, que deu origem ao atual Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. 

Para comemorar os 120 anos do artista pernambucano, o museu que leva o nome dele montou a exposição “O que não é desenho?". A mostra de longa duração é focada nos desenhos produzidos por La Greca, e reúne 50 peças pertencentes ao acervo geral, formado por 1400 desenhos.

 

Museu Murillo La Greca, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim

Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 09 às 12h e das 14 às 17h

Sábados: 15h às 18h

Agendamento de visitas pelo e-mail: educativommlg@gmail.com

Informações: (81) 3355.3126

@MurilloLaGreca (Instagram) ou Museu Murillo La Greca (Facebook). 

 

 

Exposição "Cinco Pontas" no Museu da Cidade

 

No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição "Cinco Pontas" está aberta à visitação gratuita aos sábados e domingos, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar.

Informações: (81) 3355-9540. Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org .

 

 

TURISMO E LAZER

 

 

Domingo é dia de celebrar o Dia Mundial Sem Carro

 

Com diferenciados roteiros a cada semana, o Olha! Recife oferta passeios turísticos comandados por guias de turismo de forma gratuita para pessoas de todas as idades. Nestes próximos roteiros, a novidade é o tour guiado de bicicleta, que vai celebrar o Dia Mundial Sem Carro, no domingo (22), pedalando por Casa Amarela. No sábado (21), um ônibus vai levar os inscritos ao Jardim Botânico.

O concorrido passeio de ônibus deste sábado (21) vai levar o grupo de inscritos para uma vivência no Jardim Botânico, celebrando o Dia da Árvore. O espaço é um dos últimos  remanescentes de Mata Atlântica na cidade. É recomendado que os participantes usem sapatos fechados, roupas leves e calças compridas. O ônibus sai às 14h, da Praça do Arsenal.

No Dia Mundial Sem Carro, domingo, vai ter tour de bike conduzido por um guia de turismo pelo bairro de Casa Amarela. O ponto de encontro será a Capela do Parque da Jaqueira, às 9h. O roteiro contemplará o Mercado Público de Casa Amarela, a Igreja do Bom Jesus, a sede do América Futebol Clube, a Bodega do Artur (uma mercearia típica dos anos 50) e a casa que deu nome ao bairro.

O Olha! Recife oferta mais de 300 roteiros por ano. Todos os passeios são gratuitos, mas é solicitado que os participantes levem doações para instituições de caridade. Neste mês, o pedido é por leite em pó. As inscrições serão abertas nesta sexta-feira (20), pelo site www.olharecife.com.br.

 

SERVIÇO

Olha! Recife de ônibus (sábado)

Tema: Jardim Botânico

Dia: 21/09

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife de bicicleta (domingo)

Tema: Casa Amarela

Dia: 22/09

Hora: 9h

Saída: Capela do Parque da Jaqueira

 

MEIO AMBIENTE

 

Celebração ao Dia da Árvore marca fim de semana nos Econúcleos

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), preparou um final de semana repleto de atividades em alusão à celebração. O Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, e o Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, sediarão, neste sábado (21) e domingo (22), atividades que irão mesclar conhecimento e educação ambiental, diversão e sustentabilidade.

Confira a programação dos Econúcleos

 

Econúcleo Jaqueira, Sábado (21)

 

09h – Apresentação do Espaço sustentável

09h30 – Caminhada Ecológica: olhando e escutando o pulmão do mundo

10h30 – Oficina de prosa, poesia e papelão

10h30 – Tangran Ambiental

11h30 – Sala de ECOinteratividade: jogos digitais

14h – Apresentação do Espaço Sustentável 

14h30 – Caminhada Ecológica: olhando e escutando o pulmão do mundo

15h30 – Oficina de Xilogravura

16h30 – Sala de ECOinteratividade


Econúcleo Jaqueira, Domingo (22)

09h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Em cena verde com Astrogilda e Alcebíades

11h - O Meio que se conta: contação de histórias “A maior flor do mundo”

14h – Trilha Ambiental + Projeto Parque Capibaribe

15h – Oficina de criação “Arte no Meio”

16h – O Meio que se conta: contação de historias “As aventuras de Anansi”


Econúcleo Jaqueira

Rua do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita


Jardim Botânico, Sábado (21)

 

09h30 - 10h30 - 14h - Caminhadas Ecológicas (Explorando os jardins)

10h - Gincana descobrindo as árvores do Jardim (Alusivo ao dia da Árvore)


Jardim Botânico, Domingo (22)

09h – Caminhada Ecológica: Trilha Cega 

10h – Resíduos nos eixos: oficina de brinquedos com resíduos sólidos

11h – O Meio que se conta: contação de histórias: “Vozes de um Rio”

13h - Caminhada Ecológica : Olhando e ouvindo o pulmão do mundo

14h30 – Oficina de criação Borboletando no Jardim

15h30 – Cine Ambiental: refletindo sobre o desmatamento 



Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita