Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 20.09.19 - 17h38

Mobilização pela paz atinge mais de mil pessoas na Praça do Derby

img_alt

PCR e Ongs distribuíram rosas e material informativo sobre os serviços de Mediação de Conflitos Comunitária. (Foto: Irandir Souza/PCR)

 

Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPSDDH), da Prefeitura do Recife, iniciaram a manhã desta sexta-feira (20), distribuindo rosas brancas, simbolizando a cultura de paz, numa alusão ao Dia Internacional da Paz. A mobilização atingiu mais de mil pessoas, entre transeuntes e motoristas que receberam material informativo sobre os serviços dos Núcleos de Mediação de Conflitos Comunitária que são oferecidos nos Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e Campos e Ariano Suassuna, no Cordeiro, além de outros cinco espalhados pela cidade.

“O objetivo principal da ação foi a divulgação dos serviços dos núcleos de Mediação de Conflitos Comunitárias existentes na Cidade do Recife e que funcionam com o apoio de organizações não-governamentais que atuam nessas unidades, prevenindo conflitos que possam resultar em violência”, explicou Janaina Ramos, coordenadora do Centro de Referência de Direitos Humanos Margarida Alves – onde também são dadas orientações para a garantia dos direitos dos cidadãos recifenses. Ela informou ainda, que de janeiro a agosto deste ano, 1076 pessoas procuraram o serviço nos Compaz Eduardo e Ariano Suassuna. As equipes atendem os casos de ameaça, calúnia, injúria, difamação, pensão alimentícia, cobrança indevida, entre outras situações.

Ação teve a colaboração dos agentes sociais do Projeto Recife Ativo, da Secretaria de Turismo, Flávio Reis e Aldemir Severiano. Eles mobilizaram grupos de idosos e contadores de histórias do Projeto Social Bope – iniciativa que dá aula de artes marciais para crianças - para ajudar no ato. Já Patrícia Silva e Telva Sales – as duas atuam no Núcleo de Mediação de Conflitos de Santo Amaro – explicaram como funciona o atendimento. “A maior demanda ocorre por brigas entre vizinhos, decorrentes de som muito alto, por exemplo. Mas, na maioria dos casos, conseguimos que as partes entrem em acordo”, comemorou Patrícia Silvia. “Quando não resolvemos, encaminhamos o caso para os serviços competentes”, acrescentou. Os núcleos atuam nos casos de prevenção, mas nas situações de violação dos direitos humanos, a exemplo de violência contra a mulher, o encaminhamento é feito para a Delegacia da Mulher.

A moradora da Mangueira, Verônica Domingos, ia passando no local e ganhou uma rosa branca, mas disse que não sabia que o serviço existe. “É importante que haja esse atendimento para evitar que essas desavenças causem violência. Agora já sei. Se precisar vou pedir orientação”, falou Verônica Domingos, lembrando que já presenciou confusões entre vizinhos. Para ela, o Núcleo de Mediação de Conflitos mais próximo fica localizado na comunidade de Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro. Até o próximo dia 27, várias atividades serão realizadas (ver programação) para marcar a data.

Dia Internacional da Paz - Esta é uma iniciativa mundial que foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 1981 e foi comemorada pela primeira vez em setembro de 1982, com objetivo de levar as pessoas a sensibilizarem-se para a necessidade da paz no mundo.  Desde então são promovidas ações que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.

A atuação da Equipe de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária está fundamentada no Decreto Municipal nº 29.911 de 05 de Setembro de 2016, que “Estabelece a estrutura e regula as atividades do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves (CRDH-MA), no Município do Recife.

 

Programação:

20/09/2019 – FLASH MOB, PLANTÃO DOS NUCLEOS DE MEDIAÇÃO E PLANTÃO JURIDICO

Local: PRAÇA DO DERBY

Av. Gov. Agamenon Magalhães/Recife

Horário: 8 às 11h30

Descrição da Ação :Sensibilização dos transeuntes, motoristas, pedestres com faixas, material de divulgação, distribuição de material de campanha. A sensibilização será realizada de forma intergeracional com participação de alunos da rede municipal, pessoas idosas e Mediadores de Conflitos Comunitários e da Escola Pernambucana de Circo.

 

23/09/2019 – PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER E FEMINICÍDIO

Local: Núcleo de Mediação de Conflitos de Nova Descoberta

Alto Rita Antônio Felix, 105 – Nova Descoberta – Recife/PE

Horário:10 às 12h

Descrição da Ação: sensibilização comunitária sobre temática especifica, a partir de demanda oriunda da comunidade.

 

24/09/2019 – FEIRA DE CIDADANIA E SERVIÇOS COMUNITÁRIOS

Local: Núcleo de Mediação de Conflitos de Ibura de Baixo

Rua Demerval Lobão, 369 – Ibura de Baixo – Recife/PE

Horário:8 às 12h

Descrição da Ação: A ação visa sensibilizar a comunidade sobre a importância e os serviços oferecidos pelos Núcleos de Mediação, na perspectiva do acolhimento, encaminhamento e o referenciamento dos serviços de Prevenção e Mediação de Conflitos existentes na Cidade do Recife, em prol da garantia dos direitos conhecendo e exercendo a sua cidadania. Trata-se de uma ação relacionada ao Programa Direitos Humanos nos Bairros, como objetivo de valorizar a cidadania, proporcionar momentos de lazer, bem-estar e entretenimento e cuidado com a comunidade

 

24/09/2019 – PALESTRA SOBRE EMPREENDEDORISMO PARA MULHERES

Local: Núcleo de Mediação de Conflitos de Ibura de Cima

Rua Sargento Virgilio, 92 – Ibura de Cima – Recife/PE

Horário:14 às 16h

Descrição da Ação: sensibilização comunitária sobre temática especifica/, com demanda oriunda da comunidade.

 

 

27/09/2019–  VIVENCIAR DIA DO MEDIADOR DE CONFLITOS COMUNITÁRIO

Local: Clube  Sindsprev

Horário:10 às 16hs

Descrição da Ação: Ação com objetivo de proporcionar um momento de diversão e lazer para os mediadores de conflitos comunitários que fazem parte dos núcleos de mediação de conflitos acompanhados pela Equipe de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária. (Atividades de lazer, cuidado e bem estar) Espaço com Piscina, recreação, atividades lúdicas e de autocuidado.