Competições esportivas dos Jogos da Pessoa Idosa animam os atletas da terceira idade
Dona Fátima Guenes Vidal era só animação, na manhã desta segunda (23), primeiro dia das competições esportivas dos Jogos da Pessoa Idosa, que acontecem no Compaz Ariano Suassuna. Enquanto a equipe de seu grupo, o Alegria de Viver, jogava vôlei na quadra, ela filmava, torcia, comemorava cada ponto e empurrava os colegas para a vitória. “Bom demais estar aqui. Participar das competições é muito importante. Ficar ocioso é a pior coisa que pode acontecer a um idoso, e o evento proporciona a oportunidade para evitar isso”, afirmou.
Os 12º Jogos da Pessoa Idosa do Recife são realizados pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. O tema deste ano é “Viver a cultura pernambucana na velhice é o melhor presente da vida”. As competições esportivas adaptadas acontecem até a quarta (25), a partir das 8h, sempre no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro.
As disputas acontecem em 13 modalidades: Voleibol, Basquete, Handebol, Futsal, Hóquei, Golfe, Boliche, Dominó, Dama, Estafeta, Arremesso de Pelota, Acerte o Alvo e Arco. “É uma atividade muito boa para nossa idade. Ficar em casa sem fazer nada é ruim demais para a saúde”, avaliou Josemar Batista, enquanto participava das disputas de boliche. Ao seu lado, Pedro Castro brincou: “É bom pra paquerar também!”. Ambos fazem parte do Grupo Cabanga. “Estamos aqui para participar de tudo. É só chamar! Gostamos também de fazer atividades ao longo do ano”, complementou Pedro.
Os 12º. Jogos da Pessoa Idosa bateram recorde de participação este ano, com 1050 inscritos, 10% a mais do que em 2018. Na quinta (26), a partir das 14h, é a vez da mostra artístico-cultural, às 14h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Os 33 grupos de idosos farão apresentações dentro do tema do evento, divididos em blocos com temáticas indígena, portuguesa, afrodescendente e espanhola, na forma de danças, poesias, teatro e jogral. A caminhada movimenta o Bairro do Recife, às 8h do domingo (29), com saída no Marco Zero. E a festa de encerramento e premiação está marcada para as 14h do dia 8 de outubro, às 14h, no Clube Português.