Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.09.19 - 11h52

PCR realiza 3ª Jornada Infantojuvenil de Saúde Mental

 

A Prefeitura do Recife promove, na próxima semana, a 3ª Jornada Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil. Os debates serão na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, nas próximas segunda (30) e terça-feira (1º). O evento é aberto ao público, e os interessados devem se inscrever clicando aqui. Somente as inscrições nas oficinas serão realizadas no momento do credenciamento, de acordo com a limitação de vagas.

A programação, que também está disponível clicando aqui, inclui mesas de diálogos, oficinas temáticas, workshops e grupos de trabalho sobre protagonismo infantojuvenil, automutilação e tentativa de suicídio; autismo, escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência, além dos desafios ao enfrentamento das situações de risco das crianças e adolescentes, como trabalho infantil, abuso e exploração sexual, situação de rua e uso abusivo de drogas.

A jornada é promovida pelo Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil, que é coordenado por representantes das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife. Há mais de dois anos, o grupo se reúne periodicamente para discutir e articular ações integradas de cuidado em saúde mental para crianças e adolescentes do Recife, para tentar garantir uma política efetivamente intersetorial. Também participam das discussões representantes do Ministério Público de Pernambuco, Vara da Infância e da Juventude, Conselhos profissionais e de direitos, Conselhos Tutelares, estudantes etc.

Um dos objetivos do Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil na jornada é construir as propostas prioritárias que irão compor o plano de ação intersetorial do fórum para o próximo ano, com foco no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para cuidado de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.