Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 27.09.19 - 14h56

Recife tem programação para o Dia Mundial do Turismo com passeios e atividades culturais gratuitas até o dia 29

img_alt

No domingo, intervenção com 1200 rosas será instalada na Rio Branco pela artista Paula Costa (Foto: Divulgação)

 

Celebrando o Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, organizou uma série de atividades por toda a cidade, entre os dias 25 e 29 de setembro. Passeios turísticos guiados, atividades culturais com muita música e dança e muito mais, de graça, para toda a família.

No domingo, uma atração a mais para quem for conferir o Recife Antigo de Coração:  o Projeto Intervenções Urbanas da artista carioca Paula Costa. Ela fará uma instalação com 1.200 rosas na Avenida Rio Branco. Na obra, as rosas são bordadas com palavras de força, como Resiliência, Fé, Amor e Gentileza, trazendo para o espaço urbano mais poesia. A instalação é efêmera e durará somente um dia. Portanto, quem estiver na cidade e quiser interagir com esse trabalho, terá somente o domingo, entre 10h e 20h.

A artista visual criou o projeto Intervenções Urbanas com o intuito de levar sua arte para as ruas das principais capitais do Brasil. A ideia é que as pessoas sejam surpreendidas com palavras que trazem alguma reflexão ou inspiração na correria e distração do dia a dia. Paula Costa é conhecida por sua arte viva, que aborda a relação com o tempo e a finitude. Essa semana, ela abriu a exposição (IM)permanência, à mostra até 26 de outubro, na galeria DiGrado, em São Paulo.

Passeios gratuitos pela cidade - Abraçando a programação do Olha! Recife, projeto de sensibilização turística que conta com mais de 300 roteiros gratuitos ao longo do ano, serão cinco passeios com temáticas diversas. Caminhar pela cidade e conhecer os atrativos turísticos é também um convite para ótimos registros. Por isso, no sábado (28), o tour Recife Turístico, Cultural e Afetivo será comandado pelo fotógrafo Max Levay, que vai dar dicas de como conquistar belos cliques durante um passeio pelo Centro recifense. Este roteiro sai às 7h, para pegar a melhor iluminação do dia, da Rua da Moeda, no Recife Antigo.

No mesmo dia, às 9h, tem outro roteiro a pé, dessa vez com o tema Caminho das Cores, com saída do Espaço R.U.A., na Avenida Barbosa Lima, no Recife Antigo. Este Olha! Recife passará pelos grafites do Recife, contando suas histórias e importância social e cultural. Cada participante deste roteiro poderá levar uma camiseta que será grafitada durante a atividade. Na tarde do sábado, às 14h, um passeio de ônibus vai ofertar o Circuito Português. O roteiro contempla a singularidade da relação do Recife com Portugal.

E no domingo (29), os participantes irão conhecer o roteiro Recife e suas pontes, realizado a pé, pela área central da cidade. O tour vai passar por palácios, igrejas, pontes e manguezais, trazendo a história da cidade. A saída será às 9h, da Praça do Arsenal. As inscrições já estão abertas e os interessados podem garantir suas vaas acessando o site www.olharecife.com.br.

O Recife Antigo de Coração acontece todo último domingo do mês, desde 2013, e é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. Neste domingo (29), a programação conta também com o encerramento da 10ª Mostra de Circo do Recife, realizado pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Quem curte suar a camisa, pode chegar no bairro pela Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que, com seus 36,5 km de percurso exclusivo, tem o Marco Zero como ponto de convergência. O polo esportivo, montado na Avenida Marquês de Olinda, vai contar com vôlei, badminton, slackline, futebol de barrinha, futsal, handebol, parkour e skate.

Em celebração ao Dia Mundial do Turismo, que conta com programação entre os dias 25 e 29, a Avenida Rio Branco vai receber o evento Peleja de Ideias, a partir das 9h. As crianças têm espaço para recreação na Avenida Marquês de Olinda, das 9h às 18h.

O projeto Dançando na Rua, que acontece das 15h às 19h, vai levar os mais diversos estilos de dança e ritmos à Rua da Moeda, com a bailarina e professora de dança Andréa Carvalho e seus convidados. Outras atrações culturais acontecem no Marco Zero, das 9h às 18h30. Por lá vão passar Adriana B, Patrícia Cruz e Gerlane Lopes.

E como o bairro estará recebendo a Mostra de Circo da cidade, encerram as atividades no Recife Antigo os espetáculos Cada Qual no Seu Quadrante, da Trupe Casarão das Artes, e Cabaret Cia 2 em Cena, que terão como cenário o Casarão das Artes, localizado na Travessa Tiradentes, 122, no Recife Antigo. Os espetáculos serão gratuitos e abertos ao público.

No sábado e no domingo, às 9h, acontece o Peleja de Ideias, concurso de apresentação de propostas para a cidade. Cada dupla participante terá 20 segundos para apresentar 20 slides. Serão 6 minutos e 40 segundo de apresentação cronometrada.

Informações sobre o Peleja de Ideias:
https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vT4srxyo31_FuHCHs33160TRlHlYAqwhBQ22TNqHbMmx47AuNQ1_YEfOk5nRyyi-qElE5KGxGKoc5cy/pub


Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdOJQl_oiPr4NAwD0kAWlwEUM6XnyBoD9v8B2QqDP4sIMvlog/viewform


E para divulgar as atividades, no dia 27 de setembro, blitze farão intervenções em locais estratégicos da cidade, como o cruzamento da Praça do Derby, na Avenida Agamenon Magalhães; Avenida Boa Viagem, no cruzamento com a Rua Padre Bernardino Pessoa; Avenida Mascarenhas de Moraes, na altura do Aeroporto Internacional do Recife; no Marco Zero; e na Estação Central do Metrô do Recife.

SERVIÇO
Olha! Recife Fotográfico (sábado)
Tema: Recife turístico, cultural e afetivo
Dia: 28/09
Hora: 7h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife Criativo (sábado)
Tema: Caminho das Cores
Dia: 28/09
Hora: 9h
Saída: Espaço R.U.A., na Avenida Barbosa Lima

Olha! Recife de ônibus (sábado)
Tema: Circuito Português
Dia: 28/09
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé (domingo)
Tema: Recife e suas pontes
Dia: 29/09
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal

Peleja de Idéias (sábado e domingo)
Dias: 28 e 29/09/2019
Hora: 9h
Local: Avenida Rio Branco, Bairro do Recife