Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 27.09.19 - 20h25

Programa Chegando Junto já formou mais de 450 recifenses nos minicursos de qualificação profissional

img_alt

A mais recente comunidade beneficiada foi a Cohab/Ibura de Cima, onde 77 pessoas receberam, nesta sexta (27), os kits com materiais de trabalho e os certificados de conclusão (Foto: Inaldo Lins/PCR)


O Programa Chegando Junto, lançado pela Prefeitura do Recife para reduzir a pobreza e a desigualdade social na cidade, atingiu a marca de 457 recifenses formados, em três meses, pelos minicursos de qualificação profissional. A mais nova comunidade beneficiada foi a Cohab/Ibura de Cima, onde 77 pessoas receberam, nesta sexta-feira (27), os kits com materiais de trabalho e os certificados de conclusão nas áreas de manutenção de bicicleta; manicure e pedicure; corte de cabelo masculino; e bijuteria artesanal.

Os próximos minicursos já começam na próxima segunda-feira (30). A Associação de Moradores da Vila Maria Lúcia e Vila Aliança, que fica na rua Erval, S/N, Ipsep, receberá as aulas de corte de cabelo masculino e bijuteria  artesanal, enquanto que a atividades de manicure e pedicure e manutenção de bicicleta acontecerão na Associação dos Moradores do Entra Pulso, na Rua Jorge Couceiro da Costa Eiras, 110. As inscrições podem ser feitas nos locais e há 25 vagas para cada minicurso.

Além de aprender uma atividade, os concluintes recebem os equipamentos básicos para começar a trabalhar e empreender na área que estudaram.  Os minicursos acontecem dentro das comunidades e têm 40 horas de aulas teóricas e práticas, com orientações sobre como empreender. “O Chegando Junto é um esforço da Prefeitura para diminuir a miséria e estimular a geração de renda nos bairros. Queremos que o dinheiro das pessoas rode dentro dos locais onde elas moram. Quem recebeu os certificados e os kits já pode começar a trabalhar”, afirma o secretário executivo de Articulação Política, Leonardo Bacelar.

Para participar dos minicursos, que são geridos pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, é preciso ter mais de 18 anos; ser beneficiário de programas sociais; e morar na região atendida. Os minicursos de qualificação profissional do programa Chegando Junto foram lançados em julho e já formaram 457 pessoas nos bairros da Torre, Santo Amaro (Ilha Santa Terezinha), Sancho, Dois Unidos, Macaxeira e Nova Descoberta, além da Cohab/Ibura de Cima.

O morador Thiago da Costa Figueirêdo, que concluiu o minicurso de corte de cabelo masculino, diz que agora pretende trabalhar dentro de casa e também em domicílio. “Gostei muito das aulas. Elas serviram como uma especialização para mim, porque eu já trabalhava cortando cabelo. Sem dúvida, com o certificado, minha clientela vai aumentar”, elogia. Por sua vez, Andréia Didier ganhou o certificado e o kit da área de bijuteria artesanal. “Adoro fazer artesanato e outros serviços manuais. Vou vender para os amigos e vizinhos, além de usar as redes sociais”, garante.

Os alunos que fizeram o curso de manutenção de bicicleta receberam kit com bomba de ar, espátulas para troca de pneu e conjunto de chaves; os profissionais de corte de cabelo estarão prontos para trabalhar, com tesoura, máquina, borrifador, navalha, caixa de lâmina e pente; quem cursou manicure e pedicure ganhará alicate, tesoura de unha, lixa de unha, palito, esmalte, base, afastador de dedo, acetona, toalha e algodão; e quem optou pela área de bijuteria artesanal ganha chita, feltro de duas cores, haste de brincos, argola, alicate de biju, agulhas, linha, tecido juta e cola de silicone.

CHEGANDO JUNTO - O Chegando Junto é um programa municipal de assistência e geração de renda, implantado pelo prefeito Geraldo Julio, com o objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade, que vêm crescendo no Brasil. A iniciativa promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda.

Além dos minicursos profissionalizantes, já estão em andamento ações como o projeto Renda Por App, que vai sortear, a cada mês, 100 kits contendo uma bicicleta e um smartphone com pacote de dados, possibilitando que os beneficiados prestem serviços para aplicativos de entrega a domicílio; os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (que proporcionam locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais.

Além disso, o Chegando Junto vai lançar o projeto VEM Meu Emprego; construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas, entre outras iniciativas.