Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 29.09.19 - 20h22

Recife Antigo acorda animado com a caminhada da pessoa idosa

img_alt

Centenas de atletas da terceira idade seguiram a frevioca, na manhã deste domingo (20), e percorreram as ruas do bairro histórico (Foto: Mauricio Ferry/Seturel)

 

As ruas do Bairro do Recife foram tomadas, na manhã deste domingo (20), por centenas de atletas da terceira idade, que chegaram cedo ao Marco Zero para participar da caminhada dos Jogos da Pessoa Idosa. Ao som da frevioca, o grupo fez a concentração na avenida Rio Branco e depois seguiu pela avenida Marquês de Olinda, Rua Mariz de Barros, Rua do Apolo, Praça do Arsenal e Rua da Guia.

 



Os Jogos da Pessoa Idosa são realizados pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. O tema deste ano é “Viver a cultura pernambucana na velhice é o melhor presente da vida”.

Aos 84 anos, “seu” José Correia da Silva Neto, morador de Casa Amarela, afirma que fazer exercícios é fundamental também na terceira idade. “Estimula nossa saúde, bem estar e animação. Junto com minha esposa Corina, de 65 anos, participo sempre de caminhadas e jogos”, aponta. Ele é integrante desde 2012 do grupo da Legião da Boa Vontade (LBV), que realiza atividades constantes no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. 

O grupo Alegria de Viver, do CSU Bidu Krause, levou 30 pessoas para a caminhada. “Toda sexta, a partir das 14h, a gente se reúne para fazer trabalhos manuais, atividades lúdicas, dança, Tai Chi, ler poesias, contar histórias. Para o idoso, manter uma vida ativa ajuda a melhorar a depressão e a relação com a família. E os Jogos da Pessoa Idosa são um dos momentos mais importantes do ano para nós”, afirma a coordenadora-geral do grupo, Vera Nunes.

A secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, fez questão de prestigiar o evento. “É muito bom dividir com vocês essa energia, que é uma lição de vida para mim e para nossa equipe, que organiza os Jogos da Pessoa Idosa com todo o carinho. Vocês estão de parabéns por demonstrarem tanto gosto pela vida!”, falou aos participantes.

A programação dos Jogos incluiu também oficinas, competições esportivas adaptadas e a mostra artístico-cultural. Este ano o evento teve um aumento de 10% no número de inscritos, que passou de 953 para 1.050 pessoas desde 2018. A festa de encerramento e premiação será às 14h do dia 8 de outubro, no Clube Português.