Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 30.09.19 - 14h04

Sustentabilidade e gerenciamento de resíduos na programação do REC’n Play

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade vai promover mais de 10 atividades, entre oficinas, palestras e exposições

 

Em um mundo confrontado por problemas socioambientais, aliar inovação à sustentabilidade se torna cada vez mais necessário, por ser,  além de uma forma de preservar o meio ambiente, uma forma de alcançar novas oportunidades de mercado. Diante disso, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) terá espaço garantido durante a terceira edição do REC’n Play com várias atividades para debater e explorar a temática ambiental. Realizado pelo Porto Digital e Ampla Comunicação, em parceria com a Prefeitura do Recife e Sebrae, o Festival tem como objetivo transformar e conectar pessoas de diferentes formações e bagagens intelectuais para pensar em soluções de problemas da cidade e da sociedade. Neste ano, a gestão municipal promoverá 105 atividades durante o festival, realizado entre os dias 02 e 05 de outubro, no bairro do Recife. O REC'n'Play é totalmente gratuito e, para participar, os interessados devem acessar o sitewww.recnplay.pe e fazer a inscrição online.

Oficinas e Ponto de Coleta -  A SMAS vai montar um Ponto de Coleta de Resíduos Eletrônicos durante os quatro dias de evento. Quem descartar o lixo no local, além de ajudar o meio ambiente, ainda receberá panfletos educativos produzidos compapel semente, com vários tipos de hortaliças. Esse papel tem as mesmas características de um papel reciclado artesanal, mas com um diferencial: possui vida! Durante seu processo de fabricação, o papel semente recebe sementes diversas, permitindo que dele germinem plantas e flores. “O recifense, além de ajudar a descartar o lixo corretamente, ainda vai poder plantar uma semente de erva ou flores na sua casa. Então, quem tiver resíduos eletrônicos em casa, aproveite a ocasião e traga para o local correto”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

Além disso, ainda serão realizadas oficinas com foco na sustentabilidade, como: Oficina Robot Eco, que vai despertar a consciência socioambiental, apresentando práticas de reaproveitamento de resíduos sólidos e ensinando a transformar sucatas em Robôs; Oficina Darth Vader Eco, que vai ensinar a montar um Darth Vader com resíduos eletrônicos; Oficina de Robótica Sustentável. A escola de programação e robótica infantil Ctrl+Play, vai ensinar como construir projeto de irrigação automático a partir de sensores de umidade; Oficina – Desenvolvimento de sistema de monitoramento para hortas sustentáveis com Arduino vai abordar como desenvolver um sistema de monitoramento e irrigação automática, dentre outras atividades.

 

Palestra e Exposição – Outra opção será participar das palestras e Exposições organizadas pela SMAS. Uma das atividades será a Mostra de Jogos Ambientais, na qual serão apresentados 17 jogos em diferentes plataformas: Touchscreen (PC Tela Touch e Android) e Realidade Virtual (PC Oculus Rift), que vão explorar os cuidados com a natureza, lixo urbano, biodiversidade e sustentabilidade dos mangues.  Também vai rolar a Exposição de J. Azevedo, Projeto - GUERRA AO LIXO que tem a proposta de transformar resíduos eletrônicos em peças de artesanato e a palestra: Plástico Precioso Pilar, que vai compartilhar como o projeto contribui para geração de renda e capacitação profissional dos moradores da Comunidade do Pilar, ao mesmo tempo que colabora para a criação de um mundo mais sustentável.

 

Confira a programação das atividades da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade no REC'n'Play:

 

Mostra de Jogos Ambientais

Dias: 02 a 05/10

Local: Centro de Artesanato 

Hora: 10h

Oficina - Introdução a Modelagem 3D

Dia: 02/10

Local:Escola do Porto Digital - lab2

Hora:14h30

Coleta de Resíduos Eletrônicos

Local: Centro de Artesanato 

Hora: 10h até às 18h 

Exposição de J. Azevedo, Projeto - GUERRA AO LIXO

Dia: 02 a 05/10

Local:Centro de Artesanato 

Hora:10h

OFICINA ROBOT ECO - ARTE LIVRE

Dia: 03/10

Local: ETE Porto Digital - Lab. de Matemática

Hora: 14h30

OFICINA DARTH VADER ECO

Dia: 04/10

Local: Escola do Porto Digital - Laboratório de Matemática 

Hora: 14h30

Palestra - CRIANÇAS CONECTADAS

Dia: 04/10

Local: CESAR Bom Jesus 

Hora: 16h30

OFICINA DE ROBÓTICA SUSTENTÁVEL

Dia: 05/10

Local:CESAR School

Hora: 14h30

OFICINA DE CRIAÇÃO DE JOGOS 3D

Dia: 05/10

Local: CESAR School

Hora: 10h

Oficina – Desenvolvimento de sistema de monitoramento para hortas sustentáveis com Arduino

Dias: 02 e 03/10

Local: Escola do Porto Digital - lab 01 

Hora:14h

Exposição de produtos: Plástico Precioso Pilar

Dias: 03, 04, 05/10

Local: Rua da Moeda

Hora: 10h

Palestra: Plástico Precioso Pilar

Dia: 05/10

Local: CESAR Bom Jesus 

Hora: 14h

Palestra - Empodera garota: discussão de gênero e raça nos jogos digitais

Dia: 03/10

Local:CESAR School

Hora: 11h