Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 30.09.19 - 16h51

PCR abre programação dedicada ao Dia Internacional da Pessoa Idosa nesta terça-feira (1)

Durante todo mês de outubro haverá oferta de serviços e atividades em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa como cursos de cuidadores, oficinas e serviços nas áreas de saúde, estética e atividades de lazer.

Uma Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – Comdir, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1 de outubro, abre a programação Outubro da Pessoa Idosa – Vivas para Velhice, que ofertará, durante todo o mês, serviços e atividades gratuitas(vide serviço). O encontro, aberto ao público, acontecerá a partir das 14h, na sala de reunião da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSHPSDDH), 6° andar do edifício sede da Prefeitura do Recife.

A pauta da reunião tem a proposta de fazer uma reflexão sobre o Dia Internacional da Pessoa Idosa com a mediação da conselheira do Conselho de Psicologia - CRP e psicóloga, Rita de Kássia Nóbrega. Ela é pós-graduada em saúde mental e pública, mestre em consumo, cotidiano e desenvolvimento social, e é integrante do grupo de trabalho sobre envelhecimento e políticas públicas do CRP. O conselheiro pela Secretaria de Educação do Recife, graduado em sociologia e serviço social, especialista em Gestão Pública, Anderson Moura, vai expor o tema “Um diálogo necessário”. Ele atua na Divisão de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação do Recife.

“A programação ‘Vivas para Velhice’ abordará, durante o mês de outubro, questões do envelhecimento, buscando superar os estereótipos que estão associados às pessoas idosas, sem esquecer, contudo, as situações de preconceito e exclusão que, infelizmente, são vivenciadas por grande parte das Pessoas Idosas”, avalia a gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Menezes. Também haverá atividades lúdicas nas casas de acolhida da Pessoa Idosa Ieda Lucena e Porto Seguro. A população idosa do Recife está estimada em 177,7 mil pessoas, cerca de 11% da população.

Na segunda quinzena de outubro haverá o lançamento da Campanha do Comdir “Todo Futuro Tem Um Passado”, através de cartazes, nos ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife. Ainda serão realizadas (ver programação) oficinas, curso para cuidador  da pessoa idosa, uma feira de serviços – orientações sobre estímulo à memória, musicoterapia, fonoaudiologia -audição e deglutição -, avaliação nutricional, cuidados de enfermagem, fisioterapia – avaliação da coordenação motora -  e cuidados com a saúde, com a visão e saúde bucal, entre outros.

Grupos De Convivência – A Gerência da Pessoa Idosa do Recife estimula o fortalecimento dos Grupos de Convivência da Pessoa Idosa. Mais de 70 grupos de todas as Regiões Político Adminstrativas (RPA) estão inscritos na Prefeitura do Recife. Várias atividades são realizada por meio encontros mensais com as coordenações dos grupos; oficinas, palestras, rodas de diálogos. Os idosos também são priorizados na participação de projetos municipais como a eleição do Rei e Rainha do Baile Municipal da Pessoa Idosa,  Projeto Navegar é Possível. A maioria das atividades desenvolvidas pelos grupos foca em tema como o cuidado com a saúde,  cultura, esporte e lazer,  busca por conhecimento, entre outros que tratam da melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa.

A data - O Dia 1º de outubro foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento. A População Idosa é a que mais cresce em todo o mundo. Em meados do século 21, estima-se que teremos 2,4 bilhões de Pessoas Idosas no planeta.  No Brasil, o dia 1 de outubro também representa a data em em que foi sancionada, em 2003, a lei federal que instituiu o “Estatuto do Idoso”, ampliando os Direitos Fundamentais e de Cidadania da Pessoa Idosa, considerando o resultado como uma importante conquista para a população idosa e para a toda a sociedade.

 

Programação:

Dia 01.10 – 8h às 13h, na Universidade Católica de Pernambuco
Fórum e Feira de Cuidados à Pessoa Idosa: realizado pela da Universidade Católica de Pernambuco/Curso de Especialização em Gerontologia, com o apoio e participação da Prefeitura do Recife.

Programação do Fórum:

8h: Mesa de Abertura – Pró-reitoria da UNICAP, Presidente da SBGG, Gerência da Pessoa Idosa do Recife e Pró Reitor da UFRPE
8h30: Aspectos biológicos, fisiológicos e psicossociais no envelhecimento – Profa. Nayana Pinheiro (UFRPE)
9h20: Políticas de Saúde para a Pessoa Idosa – Profa. Sálvea Campelo (UPE)
10h30: A Pessoa Idosa e seus direitos – Dra. Luciana Dantas (MPPE)
11h30: Saúde: Prevenção é a solução – Dra. Profa. Carla Núbia (UNICAP)


Programação da Feira:

Oficinas: dança circular; educação física; estimulação da memória; musicoterapia.
Serviços: fonoaudiologia -audição e deglutição; avaliação nutricional; cuidados de enfermagem; fisioterapia – avaliação da coordenação motora; cuidados com a saúde, com a visão e saúde bucal; direitos da pessoa idosa, carteira interestadual de transporte e combate a violência; aposentadoria e prevenção social; corte de cabelo, limpeza de pele e maquiagem; artesanato; mamógrafo para mulheres de 50 a 69 anos, com a capacidade para 80 exames.


Dia 01.10 – 14h, na sala de reunião da SDSJPDDH

Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – COMDIR, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa (aberta ao público e demais conselhos municipais)

Reflexão sobre o Dia Internacional da Pessoa Idosa  - Rita de Kássia Torres Nóbrega (Conselheira pelo Conselho de Psicologia - CRP): Psicóloga, pós graduada em saúde mental e pública, Mestre em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social, Integrante do Grupo de Trabalho sobre envelhecimento e políticas públicas - CRP.

Controle Social e o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa:

Um diálogo necessário – Anderson Moura (Conselheiro pela Secretaria

de Educação do Recife): Graduado em Sociologia e Serviço Social, especialista em Gestão Pública,  atua na Divisão de Educação de Jovens e Adulto da Secretaria de Educação do Recife.

DIAS 03 e 04.10, das 9h às 11h, na Sala de Música Nelson Ferreira, no Paço do Frevo

Oficina “Play Music”, no Festival Rec`n Play, com o maestro Gil Amâncio.


Dia 08.10, das 14 às 18h, no Clube Português

Baile  “Vivas para a Velhice” e premiação  dos Jogos da Pessoa Idosa do Recife.

Dia 23 às 14 horas na casa de Acolhida de Pessoas Idosas Ieda Lucena: tarde lúdica Vivas para a Velhice.

Dia 24 as 14 horas na casa de Acolhida de Pessoas Idosas Porto Seguro: tarde lúdica Vivas para a Velhice.

Dia 29.10, das 8h30 às 12h30, no Compaz Eduardo Campos

Início da 2ª Capacitação Técnica em Cuidador/a de Pessoas Idosas