Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 02.10.19 - 13h58

Alunos da rede municipal do Recife disputam Olimpíada Mundial de Robótica

img_alt

A competição internacional acontece na cidade de Győr, na Hungria, entre os dias 8 e 10 de novembro (Foto: Divulgação PCR)

 

Estudantes da rede municipal de ensino do Recife conquistaram a vaga na Olimpíada Mundial de Robótica, na categoria Júnior. O torneio acontece na cidade de Győr, na Hungria, entre os dias 8 e 10 de novembro. Os três alunos são das escolas municipais João XXIII e Hugo Gerdau.

Essa é a quarta experiência de alunos da rede em mundiais, sendo a segunda vez na Word Robot Olympiad (WRO). Em 2014, os estudantes da Prefeitura do Recife participaram como convidados da competição que aconteceu na Rússia, já por conta do destaque do aprendizado em robótica. Em 2016 e em 2017, os estudantes estiveram na Robocup – Campeonato Mundial de Robótica e ficaram entre os oito melhores na Alemanha e no Japão, respectivamente.

A equipe que irá para a Hungria é formada pelos estudantes Lorena Brito Lopes (15), Jamesson Kawa da Silva Nascimento (14) e Edson Cristiano Matias dos Santos (13) irá resolver desafios robóticos, exclusivamente com materiais Lego. Eles receberam a notícia na noite da terça-feira (01), durante uma aula do Clube de Robótica do Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (Cetec) da Prefeitura do Recife. Os pais de todos os alunos estavam presentes e ficaram emocionados com a classificação.

"Quando a gente foi desclassificado da OBR, a gente ficou desacreditado. Aí veio a WRO e a gente começou a estudar e a ver vídeos. A gente não sabia como era, nunca tinha ido na WRO. A gente chegou na etapa nacional como a única escola pública e não podia fazer feio. Ser classificado para o Mundial, o primeiro ano competindo, só posso agradecer a quem me apoiou. É muita alegria, estou construindo um futuro para a minha família", contou o estudante Jamesson, um dos competidores e morador da comunidade do Vietnã, no bairro de San Martin.

A mãe dele, Janaína Maria da Silva, 34 anos, falou sobre a alegria da conquista do filho. "Só de falar meus olhos enchem de lágrimas, é muita alegria dentro dessa casa. Eu converso muito com Jamesson, tudo que eu quero é que ele estude. A obrigação dele aqui em casa é estudar e arrumar o quarto. Ele estuda de domingo a domingo, até tarde da noite, e agora está colhendo o que plantou. Não tenho como retribuir todo mundo que apoiou ele e nem o que a Prefeitura está fazendo pelos jovens. Um menino de colégio público está entre os melhores do mundo", declarou a mãe que é vendedora e finalizou os estudos pelo ProJovem, programa de correção de fluxo.

Os outros dois competidores também estavam emocionados e com a voz trêmula. "São seis meses de muito treino, a gente esperando conquistar essa vaga e agora vamos para a Hungria. A gente espera aprender outra língua e trazer uma premiação boa para a Prefeitura do Recife. A felicidade está tão grande que a gente não consegue nem falar", disse o estudante Edson.

"Eu venho treinando há meses. A gente participou da nacional, agora a gente vai pra Hungria e eu espero trazer um título para o Recife", comentou a competidora Lorena Brito. "Ela é uma aluna e filha muito exemplar. Só tenho que agradecer à escola e ao cetec que apoiou ela. É uma experiência de vida", complementou a mãe Luciana Brito.

Com o tema “Cidades Inteligentes”, a categoria Junior High vai encarar a missão da “Iluminação Inteligente”, que é projetar um robô que possa substituir lâmpadas antigas por lâmpadas inteligentes. O robô deverá tirar novas luzes inteligentes da área de armazenamento e as levar para diferentes ambientes (área vermelha, azul, amarela e verde) na construção. Além disso, o robô deverá encontrar as lâmpadas antigas e as levar para área de lixo. Dessa forma, o robô pode modernizar o sistema de iluminação da construção e ajudar a economizar energia. Essa prova foi disputada na etapa nacional, em setembro, em São Paulo.

"A nossa equipe foi a única a alcançar o primeiro lugar das escolas públicas na etapa nacional da competição. Isso mostra a preocupação que temos com a qualidade do ensino e o futuro dos nossos alunos. Existe a possibilidade desses jovens virarem professores, técnicos, ou ainda entrarem em alguma empresa e fazer com que outros jovens tenham a oportunidade de competir também no futuro", pontuou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação.

A diretora-executiva de Tecnologia na Educação, Danielle Duca, explicou que os estudantes estão se preparando desde o ano passado. "Os alunos participaram das atividades do Clube de Robótica do Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania, treinando de duas a três vezes na semana com o apoio da coordenação de Robótica. Perto das competições, eles se dedicam os cinco dias da semana no contraturno escolar", ressaltou a diretora.

A coordenadora da equipe de robótica, Suely Bezerra, também destacou a dedicação dos estudantes. "Essa vitória deles é o resultado de momentos de estudos. Eles acreditaram, estudaram e estão recebendo um diploma de conhecimento, a certificação de uma aprendizagem", declarou Suely.

A Word Robot Olympiad (WRO) é um evento para a ciência, tecnologia e educação, que reúne jovens de todo o mundo para desenvolver a sua criatividade e as habilidades de resolução de problemas através de competições de robótica desafiadoras e educacionais. As escolas precisam formar equipes de três alunos cada onde os alunos precisam criar, projetar e construir robôs que se parecem ou se comportam como um atleta humano. A competição começa a partir de etapas preliminares até o julgamento final, que credencia a equipe vencedora para o mundial na Hungria.

No âmbito  nacional, os estudantes da rede municipal de ensino do Recife já conquistaram o primeiro lugar da OBR Nacional  (2015, 2016) e, em 2018, o terceiro lugar na mesma competição. Na competição Larc, em 2016, eles ficaram em quarto lugar; em 2017 ficaram em terceiro lugar; e, em 2018, em sexto lugar.