Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 03.10.19 - 18h18

Prefeitura promove oficina de reaproveitamento de alimentos dentro da programação do REC’n’Play

img_alt

Participantes aprenderam a utilizar todas as partes dos alimentos, incluindo cascas, talos, folhas e sementes. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), promoveu, na manhã desta quinta-feira (3), uma oficina de reaproveitamento integral de alimentos. O evento, com cerca de 20 inscritos, aconteceu na Escola Profissionalizante Tecelões, no Bairro do Recife, e foi comandado pela professora de Culinária e Pastelaria Edna Izídio dos Santos, dentro da programação do 3º REC’n’Play.

Durante cerca de três horas, os participantes aprenderam a utilizar todas as partes dos alimentos, incluindo cascas, talos, folhas e sementes das verduras, frutas e leguminosas. O curso incluiu ainda informações e dados sobre o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo, além de receitas fáceis e nutritivas feitas na hora, como bife à milanesa de cascas de banana, salada de polpas e sementes e pizza com massa de sobras de arroz. “Não jogar no lixo os alimentos que podem ser integralmente aproveitados também e uma forma fácil, nutritiva e econômica de colaborar com a preservação do nosso planeta”, frisou a professora.

O REC’n’Play é um festival de experiências digitais realizado no Bairro do Recife pelo Porto Digital e Ampla Comunicação, em parceria com a Prefeitura e o Sebrae-PE. Aluna de Economia Doméstica da UFRPE e professora da Escola Profissionalizante Zuleide Gomes Monteiro, em Beberibe, Edna Izídio também revelou que cada família brasileira desperdiça em média 20% de todos os alimentos adquiridos, o que daria para alimentar anualmente cerca de 500 mil famílias.

Estudante do curso de Gastronomia do Centro Universitário Guararapes (UNIFG), Márcia Loiola de Souza, que mora de Candeias, estava vibrando com a oficina. “Aprendi muitas coisas novas, que posso agregar aos conhecimentos universitários, além de aprender receitas que podem ser utilizadas por mim e por minha família”, revelou.

“Fui convidado pela própria Edna, que foi minha professora do curso de Culinária. Pude aperfeiçoar e atualizando meus conhecimentos na área”, lembrou o estudante Nilton Pereira. Na sua opinião, o combate ao desperdício deveria ser uma meta universal.

Atuando no apoio aos participantes da oficina e a própria Edna Izídio, a vice-dirigente da Escola Zuleide Gomes, Belks Klay Eugênia da Silva, estava muito feliz com o sucesso do evento. “Esse é o 3º ano consecutivo que nossa escola participa do REC’n’Play. Em 2017 promovemos a oficina Criação de Blogs para Negócios, em 2018 Corte e Costura e a Reutilização do Jeans, e agora essa sobre o reaproveitamento total de alimentos”, comemorou. Ela lembra que só em este ano, dentro do Programa Qualifica Recife, a Prefeitura ofereceu mais de oito mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos.