Fim de semana com shows gratuitos no Bairro do Recife
O coração da capital pernambucana vai estar bem movimentado neste fim de semana. Palestras, cursos e shows dominam a programação do REC’n’Play. Voltado para as áreas de tecnologia, cidades e economia criativa, o festival é realizado, desde 2017, sempre no Bairro do Recife, com apoio da Prefeitura do Recife.
Na parte musical, o destaque é o Palco Frei Caneca FM, armado em frente à Torre Malakof, que recebe, nesta sexta e sábado, Mombojó, DJ Dolores e Recife 10 com participação de Lia de Itamaracá, Triinca, Rayssa Dias, Casas Populares da BR-232, Samico, Estesia e Semente de Vulcão.
Os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife têm programação especial em comemoração ao Dia da Natureza. O projeto Olha! Recife convida o público a um passeio orientado pelo Parque Dois Irmãos, e a percorrer locais da cidade que funcionaram como salas de exibição de filmes e também por espaços que foram locação de películas gravadas aqui.
CULTURA
Palco Frei Caneca FM anima noites do REC’n’Play
A rádio pública do Recife ocupa o fim do Festival REC’n’Play, no Bairro do Recife com o Palco Frei Caneca FM. O polo musical montado na Rua do Observatório, em frente à Torre Malakoff, nesta sexta (4) e sábado (5), reunirá atrações de peso da cena pernambucana.
Na sexta-feira (4), o Mombojó estará no Recife com um show inédito, comemorando os 15 anos do álbum “Nada de Novo”, primeiro disco da banda. O grupo relembrará, faixa a faixa, a obra-prima que os consagrou no cenário nacional.
Outro destaque do Palco Frei Caneca FM é o show do DJ Dolores, no sábado (5), apresentando o seu novo álbum, Recife 19. O show terá ainda a participação da cirandeira, Patrimônio Vivo de Pernambuco, Lia de Itamaracá.
O bregafunk também terá espaço no Palco Frei Caneca FM, no dia 5 de outubro, com a presença de Rayssa Dias, a pernambucana de Salgadinho, em Olinda, que tem incendiado a periferia da Região Metropolitana do Recife com os famosos grupos de passinho.
Celebrando 15 anos de estrada, a banda Casas Populares da BR-232, exaltará a tradição guardada com as mulheres do Brasil e da América Latina, também no sábado. O grupo circula com o espetáculo de seu primeiro álbum, Negraíndia, levando ao Palco Frei Caneca FM mensagens de solidariedade e amor, canções de protesto e liberdade.
Estão confirmadas ainda as presenças do multi-instrumentista Samico. Seguindo o ritmo dos lançamentos, o grupo Estesia, formado pelos produtores musicais Pachka (Miguel Mendes e Tomás Brandão), o cantor e compositor Carlos Filho e o iluminador cênico Cleison Ramos, trará ao Palco Frei Caneca FM os beats e luzes de seu espetáculo imersivo, contemplativo e sinestésico.
Selecionadas no concurso Let's Play dentre outras 106 concorrentes, as bandas Semente de Vulcão e Triinca abrem as noites dos 4 e 5 de outubro, no Palco Frei Caneca FM.
Programação Palco Frei Caneca FM no Festival REC'n'Play 2019:
SEXTA (04 de outubro)
20h
Semente de Vulcão
21h
Estesia
22h
Samico
23h
Mombojó
SÁBADO (05 de outubro)
20h
Triinca
21h
Casas Populares da BR 232
22h
Rayssa Dias
23h
DJ Dolores e Recife19 convidam Lia de Itamaracá
Museu celebra 120 anos do pernambucano Murillo La Greca
Filho de um casal de imigrantes italianos, o pintor Murillo La Greca nasceu no dia 3 de agosto de 1899, na cidade de Palmares, região da Mata Sul de Pernambuco. Para comemorar os 120 anos do artista pernambucano, o museu que leva o nome dele montou a exposição “O que não é desenho?". A mostra de longa duração é focada nos desenhos produzidos por La Greca, e reúne 50 peças pertencentes ao acervo geral, formado por 1400 desenhos.
Museu Murillo La Greca, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim
Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 09 às 12h e das 14 às 17h
Sábados: 15h às 18h
Agendamento de visitas pelo e-mail: educativommlg@gmail.com
Informações: (81) 3355.3126
@MurilloLaGreca (Instagram) ou Museu Murillo La Greca (Facebook).
Exposição "Cinco Pontas" no Museu da Cidade
No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição "Cinco Pontas" está aberta à visitação gratuita aos sábados e domingos, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar.
Informações: (81) 3355-9540. Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org .
MEIO AMBIENTE
Equipamentos de educação ambiental com programação especial em comemoração ao Dia da Natureza
Em comemoração ao Dia da Natureza, que acontece nesta sexta-feira (4), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promove uma programação especial em seus equipamentos de educação ambiental. O Econúcleo Jaqueira, localizado na Zona Norte, e o Jardim Botânico (JBR), na Zona Oeste, recebem, neste final de semana, convidados especiais para atividades de conexão e contemplação da natureza. As atividades são gratuitas e vão desde oficinas e trilhas à meditação, aulas livres e contação de histórias.
Confira a programação completa deste final de semana nos Econúcleos:
Econúcleo Jaqueira, Sábado (5)
09h - Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal (Otto)
09h30 – Kung Fu (convidado externo)
11h - O Meio que se conta: contação de historias “O Boi e o Sapo”
14h – Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal (Otto)
14h40 – O Meio que se conta: contação de historias “Jô e o segredo das árvores”
15h10 – Pocket Show de Maricota (Entrevista Jô)
16h - Palestrante - Bhaktidhira Swami (Meditação e Bem-estar Espiritual)
Domingo (6)
09h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga
10h – Oficina sensorial com plantas medicinais
11h – Em cena verde com Astrogilda e Alcebíades
14h – Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal (Dom) + Trilha Ambiental
15h – Oficina de plantio “Cantinho das Sementes”
16h – O Meio que se conta: contação de historias “As aventuras de Anansi”
Econúcleo Jaqueira
Rua do Futuro, 959 - Jaqueira
De quinta a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita
Jardim Botânico, Sábado (5)
09h – Conversa Ambiental + Oficina de criação literária Prosa Poesia e Papelão
13h30 – Os sons ao redor: vivências ambientais musicais
14h30 – Do PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET
Domingo (6)
09h – Caminhada poética: Caminhos DiVersos
10h – Oficina de criação: Arte no Meio
11h – Sarau Ambiental “Vozes do Meio”
13h30 – Caminhada poética: Caminhos DiVersos
14h30 - O Meio que se cota: contação de historias “Ribe do Capibaribe”
15h – Oficina de Xilogravura Sustentável (isogravura)
Jardim Botânico do Recife
BR 232, km 7,5 - Curado
De terça a domingo, das 9h às 15h30
Entrada: gratuita
TURISMO E LAZER
Olha! Recife promove passeio cinematográfico pela capital
Neste fim de semana, o Olha! Recife vai até o Parque Dois Irmãos, no bairro de mesmo nome. O passeio de ônibus do sábado (05) levará os participantes até o local, que possui uma grande reserva de mata atlântica, açudes e abriga ainda o jardim zoológico local, com um diversificado plantel de animais da fauna brasileira e de diversos países. As inscrições abrem na sexta-feira a partir das 9h e o passeio sai às 14h do sábado da Praça do Arsenal.
Desde a década de 1920, o Recife se destaca na produção cinematográfica e recentemente teve filmes pernambucanos premiados e reconhecidos internacionalmente. No domingo (6), o roteiro a pé terá como tema os cinemas e cenários da cidade, percorrendo locais que funcionaram como salas de exibição de filmes e também por espaços que foram locação de películas gravadas por aqui. A caminhada inicia às 9h do domingo e as inscrições abrem na sexta.
Serviço
Olha! Recife de ônibus – Parque Dois Irmãos
Sábado, às 14h – saída da Praça do Arsenal
Inscrições: sexta-feira 04/10 a partir das 9h, no www.olharecife.com.br
Olha! Recife a pé – Cinemas e cenários
Domingo às 09 – saída da Praça do Arsenal
Inscrições: sexta-feira 04/10 a partir das 9h, no www.olharecife.com.br
Bicicleta
Quem gosta de suar a camisa pode ainda aproveitar os 36,5km da Ciclofaixa de Turismo e Lazer das 7h às 16h.
REC´n´Teile
No sábado, encerrando as atividades da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer no Festival REC´n´Play, acontece a segunda edição do Bloco REC´n´Teile. O bloco foi um sucesso na primeira edição e busca promover a experiência da mescla dos diferentes ritmos, sons e danças. A partir das 17h, na Rua da Moeda, o DJ Mozão e sua EletroBike coloca o público pra dançar.
A discotecagem será intercalada pela apresentação de batuqueiros da Oficina de Construção de Instrumentos Musicais com materiais recicláveis, que a Seturel promoveu durante o REC´n´Play, com os professores Tarcísio Resende e Rubem Petty. Também haverá exibição de vídeos turísticos autorais, sobre os atrativos da cidade. A culminância do Bloco se dará com um cortejo pelo bairro do Recife Antigo até a Torre Malakof, acompanhado pela EletroBike e pelos batuqueiros.