Secretaria de Governo e Participação Social

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 07.10.19 - 11h57

PCR realiza ações com moradores do Engenho do Meio

img_alt

Mutirão de serviços integrados Recife em Ação levou a mais uma comunidade serviços cidadania, saúde, limpeza e manutenção urbana, entre outras (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

No último sábado (5), o mutirão Recife em Ação chegou a mais um bairro da cidade. Os moradores do Engenho do Meio tiveram acesso a serviços de assistência social, saúde, educação, limpeza e manutenção urbana, cidadania, entre outros, de forma integrada entre as secretarias e órgãos. A ação segue de forma intensa em 2019, com a Prefeitura chegando junto da população com mais proximidade. As ações ocorreram na Escola Professor Leal de Barros, localizada na Rua Antônio Borges Uchôa, S/N.

“É importante a Prefeitura estar próxima da população, principalmente em um período difícil como estamos passando. Esta é a orientação do prefeito Geraldo Julio, de fazer a Prefeitura chegar junto de quem mais precisa e garantir os serviços essenciais. A Prefeitura já realizou mais de 50 mutirões como este, oferecendo ações de cidadania, saúde, limpeza urbana, e outros serviços”, destacou o secretário executivo de Participação Social, Sérgio Campello.

Os mutirões Recife em Ação atendem, em média, 2.500 pessoas com os serviços durante todo o dia. São mais de 45 ações. O projeto é voltado para ações sociais e atividades em áreas vulneráveis do Recife e, entre 2017 e 2018, a Prefeitura realizou mais de 50 em todas as microrregiões da cidade. Cerca de 10 secretarias e órgãos municipais estão envolvidos diretamente nos trabalhos.

Uma das pessoas beneficiadas foi a diarista Maria da Conceição Pereira, 47 anos, moradora do Engenho do Meio. “Para mim foi ótimo esse serviço aqui. Nem sempre a gente pode sair do trabalho para ir tirar uma carteira nova e ainda por cima é cara. Me ajudou bastante isso aqui perto da minha casa”, comemorou ela, que tirou uma nova via do RG. Outra pessoa que também aproveitou o mutirão foi o autônomo Ricardo Morais. “Vim tirar uma carteira de identidade nova e aproveitei para fazer outras coisas. Já aferia a pressão, teste de glicose e o que mais tiver aqui vou aproveitar”, disse.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO – Neste sábado (5), a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) executou uma série de serviços no bairro do Engenho do Meio, no mutirão promovido pela Prefeitura do Recife. A ação contou com o reforço dos serviços já realizados na área como drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza urbana.

Durante a ação, a Emlurb vai intensificou a manutenção no sistema de drenagem com limpeza e reposição de pré-moldados nas vias. Foram 30 trabalhadores atuando para melhorar o escoamento de águas e o pavimento das ruas Antônio Borges Uchôa, Governador Lopo Garro e Manuel Alves Deus Dará. A Emlurb já realizou também uma vistoria geral na iluminação da localidade e está satisfatória.

O mutirão também contou com o reforço na limpeza da área. Ao todo, 40 ajudantes executaram varrição, capinação, coleta domiciliar e remoção de entulhos. Para isso, foram utilizadas uma caçamba basculante (coleta manual de resíduos volumosos), 10 contentores na área da ação, um compactador e duas caixas brooks. Foram coletadas cerca de 25 toneladas de resíduos e o custo estimado dessa ação foi de R$ 11 mil.

SAÚDE – Diversos serviços foramo ofertados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, entre eles confecção do Cartão do SUS, distribuição dos cartões do homem e do idoso, orientações sobre infeções sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos. Ainda serão ofertadas 15 vagas para coleta de citologia oncótica.

Houve também aferição de pressão arterial, teste de glicose e ações de educação em saúde da mulher, para marcar a campanha do Outubro Rosa. Profissionais do Programa Academia da Cidade também participaran do evento, realizando avaliação física das pessoas. No local, foi montado um escovódromo, onde profissionais de Saúde Bucal vão ensinar sobre a forma correta de escovar os dentes, farão aplicação de flúor e distribuirão kits de higiene bucal (com escova e creme dental).

A Vigilância Epidemiológica levou profissionais para conversar com os moradores sobre doenças transmissíveis, como o sarampo. A Vigilância Sanitária fez orientações sobre boas práticas na preparação e lavagem dos alimentos. Já os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) passaram orientações sobre arboviroses e farão a distribuição de Hipoclorito.

CIDADANIA – A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos esteve presente no mutirão que a PCR promoveu neste sábado (5), na Escola Professor Leal de Barros, no bairro do Engenho do Meio, com o Expresso Recife. Foram oferecidos serviços de emissão de 300 RGs gratuitamente. Também foram atendidos usuários para emissão, a partir da 2ª via, de certidões de nascimento, casamento e óbito, também gratuitamente. O solicitante informou o cartório onde foi emitida a primeira via. As senhas para RG serão distribuídas no local a partir das 7h.

A população de baixa renda pôde se cadastrar, atualizar e receber orientações sobre o Cadastro Único para inclusão em programas sociais do Governo Federal, além do Bolsa Família. Foi necessário levar os principais documentos de todas as pessoas da casa: RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e, no caso das crianças, registro de nascimento, lembrando que a avaliação - conforme critérios de renda - é feita pelo Governo Federal.

A Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas esteve presente com ação do Pilar da Prevenção, realizando campanha educativa em bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas. Foram distribuídos panfletos e adesivos informando e conscientizando sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. Na escola, a equipe do Pilar do Cuidado realizou conversas, prestará orientações e fará triagens para encaminhamentos aos serviços municipais.

DIREITOS DOS ANIMAIS – A Secretaria de Direitos dos Animais (SEDA) também ofertou, na Escola Professor Leal de Barros, na Rua Antônio Borges Uchôa, s/n, no Engenho do Meio, serviços gratuitos para cães e gatos, a exemplo de consultas clínicas e vacinação antirrábica. Os veterinários ainda forneceram orientações sobre os cuidados com os bichos, direitos e deveres dos tutores dos animais.

MULHER – Já a Secretaria da Mulher divulgou os espaços e serviços voltados para o acolhimento das recifenses e o combate à violência de gênero.

EDUCAÇÃO – A Secretaria de Educação do Recife preparou diversas atividades para este sábado (05). A Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Móvel 2 esteve à disposição das crianças e jovens, que participaram de oficinas de games e aplicativos, explorando os temas de língua portuguesa e matemática. Além disso, os pequenos puderam participar de atividades de contação de histórias e brincadeiras populares.

TRABALHO – A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) ofereceu os serviços de intermediação de mão de obra da Agência do Emprego do Recife, facilitando o acesso dos moradores às oportunidades de trabalho disponibilizadas pelos empregadores. Será feito agendamento para emissão de Carteira de Trabalho. A população teve acesso também às orientações da Sala do Empreendedor sobre temas como formalização de empresas e cursos de aperfeiçoamento. Além disso, a equipe da Sala orientou o público sobre Crédito Produtivo e fizeram a ponte entre os interessados e instituições financeiras.

PROCON – Os moradores também puderam contar com os serviços do Procon Recife. A ação acontece dentro do Mutirão de Serviços Integrados Recife em Ação da PCR. As reclamações abertas durante o Mutirão terão audiências agendadas para datas posteriores a serem realizadas na Sede (Rua Carlos Porto Carreiro, 156, bairro do Derby, Recife, PE). O telefone de contato do Procon Recife é o 0800-281-1311 e o atendimento ao público também é feito pelo e-mail procon@recife.pe.gov.br.