Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 07.10.19 - 15h05

Grupos de idosos e de Juventude encerram Rec’n’Play com mais conhecimentos

img_alt

Oficinas possibilitaram a participação aberta e a inserção em tecnologias (Foto: Cortesia)

 

Idosos que participaram da Oficina de Canto Coral para Pessoa Idosa, promovido pela Gerência da Pessoa Idosa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanso (SDSJPSDDH), durante o Festival Rec’n’Play, encerraram a capacitação mostrando o que aprenderam, cantando nos corredores do Paço do Frevo, na última sexta-feira (05).  O facilitador, o maestro e professor Givanildo Amâncio, conhecido por maestro Gil, tratou de unir canto, movimento e consciência corporal e tecnologia, levando essas combinações para o cotidiano da pessoa idosa.

“Trouxemos uma abordagem de Som & Movimento apoiada na filosofia educacional Instituto Dalcroze, na Suíça, levando o participante a usar o corpo como maior instrumento para fazer música”, explicou o Maestro Gil. Já a gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros, acrescentou que a questão da saúde do idoso é transversal, passando pelo uso de várias ferramentas que proporcionem a participação, o movimento do corpo e da mente.   

A aposentada Dulce Santos de 72 anos, participa do Grupo Viver a Vida, da Campina do Barreto, e não perdeu tempo para se dedicar à oficina. “Gosto de cantar, de músicas e aprendi técnicas como usar o corpo para cantar”, falou animada. “Achei maravilhoso participar da oficina, parece que acordamos tristes e ficamos felizes”, revelou. 

Juventude – O Projeto Hackathon Conexões Periféricas também levou jovens, no Rec’N'Play, a se inserir em momentos de muita concentração para transformar questões em soluções inovadoras na ampliação do acesso às políticas públicas e efetivação dos direitos juvenis. Numa maratona de tecnologia, realizada em parceria com a empresa Thoughtworks e com o Compaz Eduardo Campos – que cedeu o espaço para a capacitação –, jovens de vários bairros do Recife tiveram a oportunidade, sob a coordenação da Secretaria Executiva de Juventude de participar, durante o mês de setembro, de uma imersão em curso de introdução em programação. “Eles puderam ampliar suas perspectivas sobre as oportunidades de formação, qualificação e inserção na área da tecnologia. E hoje, na finalização do curso, esses jovens puderam conhecer um pouco do cotidiano da ThoughtWorks e como foi maravilhoso ver o brilhos nos olhos de cada um e cada uma”, comemorou a secretária Executiva, Camila Barros.