Grupos de idosos e de Juventude encerram Rec’n’Play com mais conhecimentos
Idosos que participaram da Oficina de Canto Coral para Pessoa Idosa, promovido pela Gerência da Pessoa Idosa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanso (SDSJPSDDH), durante o Festival Rec’n’Play, encerraram a capacitação mostrando o que aprenderam, cantando nos corredores do Paço do Frevo, na última sexta-feira (05). O facilitador, o maestro e professor Givanildo Amâncio, conhecido por maestro Gil, tratou de unir canto, movimento e consciência corporal e tecnologia, levando essas combinações para o cotidiano da pessoa idosa.
“Trouxemos uma abordagem de Som & Movimento apoiada na filosofia educacional Instituto Dalcroze, na Suíça, levando o participante a usar o corpo como maior instrumento para fazer música”, explicou o Maestro Gil. Já a gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros, acrescentou que a questão da saúde do idoso é transversal, passando pelo uso de várias ferramentas que proporcionem a participação, o movimento do corpo e da mente.
A aposentada Dulce Santos de 72 anos, participa do Grupo Viver a Vida, da Campina do Barreto, e não perdeu tempo para se dedicar à oficina. “Gosto de cantar, de músicas e aprendi técnicas como usar o corpo para cantar”, falou animada. “Achei maravilhoso participar da oficina, parece que acordamos tristes e ficamos felizes”, revelou.
Juventude – O Projeto Hackathon Conexões Periféricas também levou jovens, no Rec’N'Play, a se inserir em momentos de muita concentração para transformar questões em soluções inovadoras na ampliação do acesso às políticas públicas e efetivação dos direitos juvenis. Numa maratona de tecnologia, realizada em parceria com a empresa Thoughtworks e com o Compaz Eduardo Campos – que cedeu o espaço para a capacitação –, jovens de vários bairros do Recife tiveram a oportunidade, sob a coordenação da Secretaria Executiva de Juventude de participar, durante o mês de setembro, de uma imersão em curso de introdução em programação. “Eles puderam ampliar suas perspectivas sobre as oportunidades de formação, qualificação e inserção na área da tecnologia. E hoje, na finalização do curso, esses jovens puderam conhecer um pouco do cotidiano da ThoughtWorks e como foi maravilhoso ver o brilhos nos olhos de cada um e cada uma”, comemorou a secretária Executiva, Camila Barros.