Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Assistência Social | 07.10.19 - 15h42

Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional avalia e propõe diretrizes para o Sistema Municipal e elege delegados para etapa estadual

img_alt

Os participantes discutiram o tema Vozes do Território – Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar. (Foto: Cortesia)

 

A III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional -  CMSAN/Recife, Vozes do Território – Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar, avaliou e propôs diretrizes para o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - SMSAN/Recife. O fórum foi realizado na última quinta-feira (03) e, na ocasião, elegeu seis delegadas/os, que se juntarão a mais 194 delegadas/os na Conferência Estadual de Segurança Alimentar – VI CESAN/PE, que acontecerá em dezembro deste ano. O fórum cumpre a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei nº 11.346/2006), sendo convocada pela Prefeitura da Cidade do Recife, por meio do Decreto de N° 32.823 de 28 de agosto de 2019.

Ao abrir a III CMASAN/Recife, a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas – SDSJPSDDH, Ana Rita Suassuna, falou que a Conferência é uma oportunidade para discutir a construção de estratégias para enfrentar o momento atual de cortes nos recursos para assistência social por parte do Governo Federal, da ordem de quase 50 %, com profundo impacto na execução das políticas públicas, inclusive de promoção da segurança alimentar e nutricional. “A Prefeitura do Recife vem trabalhando na contramão, anunciando a implantação de dois restaurantes populares e um abrigo noturno”, pontuou.

Ana Elizabeth Cavalcanti, conselheira do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA/Recife) ressaltou que a Conferência é o fórum de discussão mais amplo e participativo para debater a segurança alimentar, que engloba produção - acesso à terra, à água, financiamento, tecnologias, etc -, abastecimento e consumo. “Comer é um ato político e a conferência proporciona uma discussão para construir e fortalecer os compromissos políticos na efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada – DHAA e à Soberania Alimentar, como prevê o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, colocou a chefe de Segurança Alimentar e Nutricional da SDSJPSDDH.

 

Comida de Verdade - A Conferência Municipal trouxe a representante das Mulheres de Terreiro, Iyalorixá Ceça Axé, para falar da mudança de conceitos e hábitos de forma sustentável para que a alimentação saudável chegue à mesa da população. “O que fizermos à terra, faremos aos filhos da terra”, falou a mãe de santo, numa referência à preservação da terra e do cultivo livre de produtos que agridem a natureza e a saúde humana.

Na mesma linha de uma alimentação saudável, com atenção para os alimentos industrializados, o biólogo e coordenador do Centro Sabiá, Alexandre Pires, abordou o tema “A Agricultura Familiar como Produtora de Alimentos e Água”. “Estamos no centro do debate, que coloca em questão o que está sendo produzido para a população, o processamento de alimentos com produtos químicos e que não tem nada de nutritivo”, destacou, num alerta para os alimentos industrializados com componentes de nutrição em quantidade irrisória.

A Conferência trouxe ainda Sr. Augusto Guimarães, representante da Colônia de Pescadores Z1, que fez um relato histórico da luta dos pescadores artesanais e marisqueiras por seus territórios e modo de vida. Pediu apoio para os povos tradicionais e disse estar atento aos retrocessos nas políticas públicas.

À tarde foram realizados os trabalhos em grupo, que elegeram as proposições para o Plano Municipal de Segurança Alimentar - I PLANSAN/Recife. O encontrou também resultou na redação de uma carta política, além da eleição de seis delegadas/os para a VI CESAN/PE