Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 04.10.19 - 17h05

Protagonismo cidadão, inovação urbana e o futuro das cidades no REC’n’Play

img_alt

Interessados sobre o tema puderam assistir e debater sobre cidades com Tullio Ponzi, Francisco Cunha e a Márcia Lucena, prefeita de Conde/PB. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

A Secretaria Executiva de Inovação Urbana participou pela segunda vez do REC’n’Play, que aconteceu na primeira semana de outubro, no bairro do Recife. Nesta edição, uma série de painéis foram elaborados para os interessados em debater temas ligados ao protagonismo cidadão, o futuro das cidades, inovação urbana, economia circular, urbanismo colaborativo e a importância do brincar na rua para o desenvolvimento das crianças, inclusive as de primeira infância.

As cidades só têm a capacidade de oferecer algo para todos quando algo é criado por todos. Para dialogar sobre isso, o Secretário Executivo de Inovação Urbana Tullio Ponzi, o arquiteto e urbanista Francisco Cunha e Marcela Lucena, prefeita do Conde/PB, fizeram parte do painel Inovação Urbana, Protagonismo Cidadão e o Futuro das Cidades. Cada um falou um pouco sobre suas experiências e logo após houve um momento aberto para perguntas e depoimentos.

"A gente não quer um projeto pronto, a gente quer construir junto. E foi isso que o Mais Vida nos Morros fez. Fez com que a nossa auto estima e o nosso pertencimento pudesse ser resgatado. Olhar para as comunidades periféricas é olhar para a base. É olhar para a nossa história", disse Ewerton Antônio dos Santos, morador do Morro da Conceição.

Mais Vida nos Morros - O Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável, onde a partir do protagonismo e engajamento dos moradores se inicia a transformação da sua própria comunidade. O morador participa desde a criação das soluções urbanas e ambientais até a parte de colocar a mão na massa. O programa, que teve início em 2016, está beneficiando diretamente 15 mil moradores de 28 comunidades espalhadas no Recife. O Mais Vida nos Morros vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation. E conta com a parceria da empresa Tintas Coral, através do Movimento Tudo de Cor.